Desenvolvimento Econômico
Postado em 23 de outubro de 2024 as 08:17:42
Com mais 39 mil atendimentos desde que foi criada em 2019, a Sala do Empreendedor, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), realiza atendimento gratuito e contínuo em diversos serviços para o empreendedor de todo o município.
Localizada no Centro Cultural Glauber Rocha, a Sala é um diferencial para incentivar o empreendedorismo na cidade, a começar pelos microempreendedores individuais que recebem o suporte desde o cadastro como MEI.
Para se formalizar e se tornar Microempreendedor Individual (MEI), a pessoa pode se dirigir à Sala do Empreendedor, que funciona de forma presencial das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, com a seguinte documentação: RG (original de cópia), CPF (original e cópia), comprovante de endereço residencial e comercial (original de cópia). Também é necessário estar com a senha do aplicativo gov.br e um celular com e-mail. Qualquer dúvida, os interessados podem entrar em contato com o telefone (77) 3421-1272 ou pelo WhatsApp (77) 98856-3603.

Atendente Noeme Brito, secretário Marcos Ferreira, e a coordenadora Nirlânia Amorim
De janeiro a setembro deste ano, foram realizados 6.366 atendimentos na Sala do Empreendedor, entre abertura de empresa, alteração, declaração, baixa, orientações, e outros serviços. Somente no mês de setembro, foram 36 pedidos de formalização, seis para alteração, 40 atendimentos para declaração, 25 para baixa de empresa, dez foram inseridas em reuniões, palestras e assessoria e 355 foram atendimentos para demais serviços, totalizando em setembro 472 atendimentos.
“Aqui nós atendemos aquele micro, pequeno empresário, o meio do zero ao que já está bem desenvolvido. São vários serviços prestados, formalizações, alterações contratuais, declarações, além de palestras e cursos, baixas de empresas e abertura de empresas. De janeiro a setembro, foram 6.366 atendimentos individuais, isso para gente é muito satisfatório”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira.

Maria das Graças na Sala do Empreendedor
A costureira Maria das Graças Ribeiro é MEI desde 2019. Ela disse que logo que soube da Sala do Empreendedor buscou o serviço e tem recebido o auxílio necessário para se manter em dia com a contribuição e das atividades que são desenvolvidas pelo serviço, a exemplo de cursos e palestras.
“A sala do Empreendedor é muito importante não só na minha vida, acho que também na vida das outras pessoas que têm buscado, tem me ajudado bastante. Embora eu trabalhe de casa, mas a gente quer mudar. Então, eu gostei de ter vindo aqui e está me ajudando para ver se dá uma alavancada mais. O conhecimento nunca é demais, né? Você aprende”, disse a empreendedora.