A Prefeitura de Vitória da Conquista tem atuado de forma intensiva para minimizar os danos causados pelos temporais que afetam o município desde o último dia 21. Além da recuperação da infraestrutura urbana, o Governo Municipal tem dedicado atenção às pessoas que foram diretamente afetadas por esses prejuízos. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, é responsável por atender as famílias que tiveram as residências danificadas ou alagadas em decorrência das fortes chuvas.

Nos últimos dias, famílias de 11 localidades diferentes da zona rural e urbana foram atendidas pelas equipes das unidades de Assistência Social, ligadas à Diretoria de Assistência Social: Entre as localidades estão os bairros Patagônia, Jurema, Ibirapuera, Campinhos, Brasil, Jatobá, Lagoa das Flores (no Povoado do Choça), Guarani, Miro Cairo (no Loteamento Senhorinha Cairo) e os distritos de São João da Vitória (Batuque) e José Gonçalves (no povoado de Itaipu). Conforme a equipe é acionada, a tendência é que os atendimentos aumentem nos próximos dias.

Na semana passada, a equipe acompanhou a situação de duas casas, uma no bairro Brasil e outra nos Campinhos, que ficaram comprometidas pelas chuvas frequentes. Em ambos os casos, a equipe técnica verificou que parte da edificação cedeu, o que resultou no desalojamento de seus moradores, os quais foram encaminhados à casa de parentes, onde serão acompanhados pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

As visitas técnicas e atendimentos às famílias aconteceram também no último sábado (27), em articulação com a Defesa Civil e com a Guarda Municipal. As famílias estão sendo acompanhadas e quando necessário é concedido auxílio moradia. Até o momento, segundo relatório da Defesa Civil, 27 famílias se encontram desalojadas, sendo acolhidas nas casas de parentes ou vizinhos.

As famílias também estão sendo acompanhadas pelas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) responsáveis pelos territórios onde vivem. O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, ressaltou que a ação da Semdes visa não apenas suprir as necessidades emergenciais, mas também proporcionar apoio contínuo às famílias impactadas pelas chuvas. “Estamos atuando de forma integrada, trabalhando em articulação com outros órgãos municipais para oferecer suporte imediato e eficaz. Além disso, vamos acompanhar essas famílias em longo prazo, considerando a complexidade dessa situação”, destacou Michael.