Governo
Postado em 22 de abril de 2013 as 12:22:29
e atualizado em 23 de abril de 2013 as 13:01:03
Equipe do OP contabilizou a presença de quase 80 pessoas
O último domingo, 21, foi dia de concentração popular na Escola Municipal Paulo Setúbal, sede do Círculo Escolar Integrado de Inhobim. A unidade escolar sediou mais uma plenária do Orçamento Participativo na zona rural. A equipe do OP registrou a presença de quase 80 pessoas, vindas do próprio distrito e dos povoados de Brejo, Três Lagoas, Barreiro do Rio Pardo, Porteirinha, Encosto, Salinas e Assentamento Conquista do Rio Pardo.
“Estamos vivendo um momento muito importante e devemos aproveitá-lo”, destacou o agricultor Nailton Rocha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória da Conquista. Rocha, que vive em Três Lagoas, conhece o OP de longa data. Ele se orgulha de ter participado, anos atrás, da plenária que elegeu, como prioridade, a reforma e ampliação da escola municipal que sediou o encontro do último domingo. Na ocasião, o Governo Municipal assumiu o compromisso de executar a obra, que já foi concluída e entregue à comunidade. “A grande vantagem do OP é dar aos moradores a oportunidade de discutir junto com o governo as prioridades de cada região”, diz o sindicalista.
O presidente da Associação de Moradores de Inhobim, Paulino Magalhães, também exalta as virtudes do OP e cita como exemplo o trabalho de ampliação da Escola Municipal Paulo Setúbal. “Tínhamos uma sala de aula, hoje temos vinte. E, quanto mais vier, melhor para nós”, disse, registrando que as novas prioridades também já estão sendo repassadas ao Governo Municipal. “Através do OP, nós levamos as demandas ao conhecimento da Prefeitura, nos unimos e temos certeza de que seremos atendidos”.
‘Conseguiremos mais melhorias’ – A estudante Fabrícia Oliveira vive no Assentamento Conquista do Rio Pardo desde que o local foi fundado, em 1997. Ali, recentemente, Fabrícia viu a Escola Municipal Conquista do Rio Pardo ser totalmente reformada pela Prefeitura.
A cerca de quinze quilômetros, no assentamento vizinho chamado Caldeirão, reforma semelhante também foi realizada na Escola Municipal Fábio Henrique. Ambas as obras foram concretizadas após solicitações dos moradores por meio das plenárias do OP. Fabrícia acredita que tais realizações são exemplos do bom funcionamento do OP. “Acredito que sim. Estamos indo em frente e esperamos conseguir mais melhorias, com certeza”, observou.
Após as votações, os moradores elegeram as prioridades para a região de Inhobim. Para defendê-las no 10º Congresso do OP, em 8 de junho, foram eleitos oito delegados titulares e três suplentes. “A comunidade de Inhobim é atuante e tem tido muitas conquistas, por meio do Orçamento Participativo. Nesta tarde, ela manifestou o desejo de conseguir muito mais”, avaliou o coordenador do OP, João Alberto Rodrigues.
OP em São João da Vitória – Simultaneamente à plenária de Inhobim, outra foi realizada na Escola Municipal Antônio Machado Ribeiro, localizada no distrito de São João da Vitória. O encontro teve a presença de 21 pessoas, o que tornou possível a eleição de dois delegados titulares e um suplente para atuar no 10º Congresso do OP. Além do distrito-sede, compareceram moradores das localidades de Recanto, Lagoa de Torquato, Vereda do Progresso e Lagoa de José Luís.