Com o objetivo apresentar as funcionalidades da Plataforma GanttHub, uma ferramenta de planejamento desenvolvida pelo Governo Municipal para auxiliar no monitoramento e execução de projetos em tempo real, o secretário Breno Farias, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), se reuniu na última terça-feira (2) com os coordenadores Gustavo Barros, Osmário Lacerda, Augusto Filho, representantes das subprefeituras de José Gonçalves, Inhobim e Bate-Pé, e com os coordenadores Joana D’arc, Eduardo Castro, Arlindo Rebouças, Daniel de Freitas, Rildo Querino e Cely Neto.

“Foi uma reunião muito produtiva. Nós, junto com os coordenadores, discutimos os detalhes de como será utilizada a plataforma GanttHub nas diversas regiões da zona rural, e até a próxima semana eles trarão novas sugestões para implementarmos. Agora, ao invés de realizarmos o trabalho e depois prestarmos conta, nós faremos o planejamento e colocaremos na plataforma e, de acordo com que for sendo executado pelos coordenadores, o Governo Municipal poderá acompanhar em tempo real o que está sendo feito”, explicou o secretário Breno Farias.

Durante a reunião, os coordenadores discutiram como cada coordenação irá utilizar a plataforma, permitindo que a gestão pública acompanhe a execução das ações diárias nas localidades rurais. “Com o aplicativo, a gente vai conseguir focar no trabalho realizado na nossa região de Inhobim e ter o acompanhamento de perto por parte dos gestores”, disse o coordenador da Subprefeitura de Inhobim, Osmário Lacerda.

“A avaliação que eu faço da reunião é muito positiva, porque é uma ferramenta que o governo está disponibilizando para as coordenações, no sentido de a gente identificar a necessidade do morador do campo, superar essa necessidade e principalmente superar as expectativas desse pessoal, porque as dificuldades do homem do campo são muitas, são diversas”, disse Augusto Filho, coordenador do Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac/Subprefeitura) de Bate-Pé.

“Essa ferramenta vai ser bastante produtiva e necessária. Ela chega para somar junto a população, principalmente no nosso caso aqui da zona rural, a gente vai conseguir ter uma melhor dinâmica dos trabalhos que vão ser executados lá, isso tudo vai estar alimentado dentro de um sistema onde nós vamos conseguir lançar nossas metas”, destacou Gustavo Barros, da Subprefeitura de José Gonçalves.

“Eu achei muito importante ter mais uma tecnologia para nos auxiliar na zona rural, porque muitas vezes fazemos um trabalho extenso e que não é visto pela população da sede da cidade. Por exemplo, a gente tem um trabalho de acompanhamento diário do abastecimento de água potável feito por carros-pipas e é importante ter esse monitoramento”, disse Joana Darc, coordenadora de Abastecimento.

A plataforma deve auxiliar também nos projetos de agronomia que são realizados diariamente pela SMDR. “Na questão da agricultura, é muito importante ter ferramentas que consigam facilitar o trabalho dos agrônomos e que tragam transparência para os agricultores que são atendidos aqui diariamente”, finalizou o coordenador de fomento à agricultura, Eduardo Castro.