Notícias
Postado em 15 de junho de 2020 as 18:00:04
A Plataforma Farol Covid está fornecendo dados sobre os municípios e estados brasileiros relacionados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A ferramenta foi desenvolvida por cientistas de dados, especialistas em gestão pública e pesquisadores da saúde, com o intuito de apoiar o poder público na execução e adaptação de estratégias e políticas na gestão de crise da Covid-19.
A Farol Covid é uma iniciativa da Impulso, em parceria com o Instituto Arapyaú e a InLoco. A plataforma indica o risco de colapso na saúde pública em cada município, ao classificá-los quanto ao ritmo de contágio, taxa de subnotificação de pessoas contaminadas, capacidade hospitalar e taxa de isolamento social.
Vitória da Conquista apresenta bons indicadores. De acordo com o estudo, para cada 10 pessoas doentes, 10 pessoas são diagnosticadas. Ou seja, não há índice significativo de subnotificação na cidade. A capacidade hospitalar também é positiva: a estimativa é de que vão ser necessários mais de dois meses para que os leitos estejam inteiramente ocupados.
Essa projeção é feita com base no ritmo de contágio. Atualmente, a plataforma prevê que cada pessoa contaminada no município infecta entre 1,1 e 1,6 pessoas, o que representa um ritmo alto, porém estável. A taxa de isolamento social, que considera a quantidade de pessoas que ficaram em casa na última semana, está em 36%.
As informações são dinâmicas e atualizadas diariamente. O objetivo é permitir que as gestões públicas tenham uma resposta quanto à efetividade das decisões tomadas durante a pandemia. Mais uma vez, Vitória da Conquista mostra que as estratégias de enfrentamento e controle da Covid-19 têm surtido o efeito esperado. Tudo isso confirma a responsabilidade e o compromisso da Prefeitura Municipal com a saúde da cidade.