Na manhã desta quinta-feira, 28, foi apresentado ao prefeito Guilherme Menezes o Plano Municipal pela Primeira Infância. Na ocasião, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, a ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Lenira Figueiredo, e a coordenadora do Comitê Gestor pela Primeira Infância, Cássia Cardoso, entregaram uma cópia do documento finalizado no último mês.

O Plano contém ações para potencializar as iniciativas já existentes, bem como para criar novas estratégias para melhorar ainda mais a qualidade de vida de crianças de até seis anos de idade. O documento foi construído de forma coletiva por meio do Comdica com a participação da sociedade civil e o apoio do Governo Municipal.

Durante a apresentação, o prefeito se mostrou satisfeito com o trabalho realizado e destacou os investimentos feitos pela Administração Municipal na cidade para garantir o desenvolvimento humano nos primeiros anos de vida. “Nós temos muitos programas voltados para a primeira infância e esse plano vem, inclusive, evidenciar essas políticas que o Governo vêm construindo em nosso município de forma intersetorial, a exemplo do Esaú Matos. Além disso, o plano contribui para a organização das futuras políticas públicas nessa área e para a consolidação das demais”, declarou o gestor.

Segundo Lenira Figueiredo, as discussões para a elaboração do Plano começaram no ano passado e seguiram o planejamento sugerido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Em primeiro lugar, esclarecemos às secretarias envolvidas diretamente no atendimento de crianças de até seis anos sobre a importância de se ter um plano como esse. Depois, junto a elas, realizamos a coleta de dados, fizemos a apresentação desse levantamento à comunidade e, em parceria com o Governo e os movimentos sociais, elaboramos um planejamento de curto prazo”, explicou. Mais de 10 pessoas fizeram parte do Comitê Gestor responsável pelo documento.

À frente do Comitê, Cássia Cardoso apontou a importância da construção coletiva do plano: “Levantamos o que já se faz no município e buscamos, junto à sociedade civil, o que deve ser feito para fortalecer as políticas públicas para o público infantil, visando o prazo de três anos”.