Josivan espera aumentar a produção de leite do seu rebanho

Diariamente, a lida no campo para o agricultor familiar, Josivan Alves, começa cedo. Por volta das 5 horas ele já está de pé e pronto para cuidar dos seus 15 hectares de terra, localizados no povoado São Domingos II, região da Estiva, onde cria mais de 20 cabeças de gado mestiço destinadas à produção leiteira.

A rotina é relativamente nova para Josivan. Por mais que a propriedade tenha sido herdada de seu pai e tenha feito parte de muitas fases de sua vida, somente há seis meses ele está voltado exclusivamente aos cuidados com a terra e com a criação de gado, para fazer deste um meio de subsistência para si e sua família.

Área de 1,5 hectare já está arada para receber plantio de palma e mandioca

“E contar com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) tem sido fundamental para isso”, avaliou Josivan. Hoje, graças à parceria da SMDR com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ele recebe rotineiramente a visita de uma técnica para as orientações. Além disso, já foi contemplado com palmas do projeto Palmas Para Conquista, distribuídas pela Prefeitura.

“Foram as palmas que salvaram a minha criação”, contou Josivan, que já reservou 1,5 hectare para o plantio desse tipo de cacto, que é a base alimentar dos rebanhos, e da mandioca. A área já foi arada pela SMDR. “Sem essa aração, sem a vinda dos técnicos aqui para me orientar, colocar os brincos nos gados, seria muito difícil. Essa ajuda é uma força e tanto”, afirmou.

Luís Paulo, Josivan e Eduardo Castro

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Sousa, o objetivo do Governo para Pessoas é justamente este: fortalecer, dar condições para que o agricultor rural se mantenha no campo de forma digna. “É ajudar, auxiliar esse agricultor familiar, dando a ele todas as ferramentas necessárias para alavancar sua produção”, reforçou.

Tanto é assim que Josivan espera melhorar a produção de seu rebanho. “Hoje em dia, tirando 20 litros de leite das vacas ainda não dá para sobreviver dessa produção que, normalmente, eu vendo para o sítio vizinho. Mas, com a assistência da secretaria, pretendo aumentá-la e viver só disso”, comentou.

Produção de repolhos na propriedade de Givanildo chama a atenção

Aumento na produção e na qualidade

Mais à frente, em sua propriedade de 14 hectares localizada às margens da BR-116, no povoado de Itaipu, quem já vive exclusivamente do que produz é o agricultor familiar Givanildo Teixeira. Nas terras da família, ele mantém uma produção diversificada abrangendo a pecuária e o plantio de hortaliças, palmas e mandioca. Afinal, como ele próprio diz: “Na roça, tem de ter de tudo um pouco”.

O plantio da mandioca foi resultado de uma parceria entre a SMDR e a Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), por meio da qual as mudas foram doadas. Graças ao compromisso de Givanildo, a iniciativa deu tão certo em sua propriedade que já foram realizados dois plantios depois do primeiro e ele repassou mudas para outros agricultores locais. “Temos de produzir porque senão a região fica parada. É da palma, por exemplo, que tiro meu 13º salário”, salientou.

É como agricultor familiar que Givanildo mantém esposa e quatro filhos

Quando perguntado se mudaria de profissão, Givanildo é taxativo em afirmar que não. Ele aprendeu o oficío com o pai, José, 30 anos atrás e mantém o mesmo entusiasmo. Inclusive, no Dia do Agricultor, celebrado nesta quinta-feira (28), ele afirma que todo agricultor familiar deve estar atento e aberto às novidades. “Eu, por exemplo, depois da assistência técnica da Prefeitura passei a produzir mais, com mais qualidade e até com o custo mais baixo. Se não fosse essa orientação, esse apoio já teria parado”, afirmou Givanildo que a partir da lida da roça mantém a mulher e quatro filhos..

Novos projetos

Em breve, Josivan, Givanildo e tantos outros agricultores familiares da extensa zona rural de Vitória da Conquist, assistidos pela SMDR, serão beneficiados em suas produções por novos projetos do Governo para Pessoas. Entre eles, destaque para o protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e o meliponário municipal.

Givanildo espera com ansiedade a chegada de novos projetos

Além disso, a Secretaria já está agendando visitas aos municípios de Barra da Estiva e Morro do Chapéu para conhecer mais a respeito da produção de morangos e de uvas destinadas à produção de vinho, de modo a implantar essas culturas em Conquista, e estuda a aquisição de grãos de milho e feijão para plantio do pequeno produtor, informa o coordenador de Agricultura Familiar da SMDR, Eduardo Castro,

“Gostaria de reafirmar, nesse Dia do Agricultor, que seguiremos sempre de braços dados com ele porque o município só tem a ganhar quando dedica uma atenção especial ao homem do campo”, reforçou o secretário Luís Paulo.