O aumento do interesse e participação dos jovens na vida política do país é um dos fatores que contribuem para o fortalecimento da democracia e para aumentar a riqueza dos debates sobre as questões e problemas nacionais.

E na perspectiva de trazer aos jovens a importância da política e do envolvimento dessa faixa etária para que a mudança no cenário político mude, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promovem o Projeto #PartiuMudar.

O Município de Vitória da Conquista, como participante do Selo Unicef edição 2017-2020, também desenvolve esta temática. “Buscamos assegurar os direitos de crianças e adolescentes à participação cidadã, além de desenvolver ações de engajamento de adolescentes para sua participação livre e consciente nos espaços democráticos”, declara a coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente e articuladora do Selo Unicef, Camila Fisher.

E para envolver-se na vida democrática, ações bem simples podem ser adotadas até mesmo por crianças e adolescentes. Na escola, por exemplo, pode-se opinar sobre um projeto pedagógico ou sobre a possível construção de um jardim ou de uma quadra de esportes. Em seu bairro, esses garotos podem participar também de um mutirão de combate a dengue.

#PartiuMudar – Outra oportunidade de participação é o voto. Antes da Constituição de 1988, adolescentes com menos de 18 anos não podiam votar. Mas graças à luta dos estudantes, foi garantido o direito ao alistamento eleitoral e ao voto facultativo a jovens a partir dos 16 anos.

Se você tem entre 16 e 17 anos e quer ser um agente efetivo de avanços e mudanças em nosso país, participando do processo eleitoral através do voto, a sua oportunidade de tirar o título de eleitor acaba nessa quarta-feira (9).

Compareça a um dos cartórios do Fórum Eleitoral, localizado na Avenida Olívia Flores, s/n, Candeias, ou agende um horário no Sac – Shopping Conquista Sul, por meio do site www.sac.ba.gov.br. Para obter o título, leve um documento oficial com foto e um comprovante de residência. O atendimento é das 8h às 18h.