Gestão e Inovação
Postado em 23 de abril de 2024 as 13:30:55
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), promoveu neste mês de abril, diversas ações relacionadas à campanha Abril Verde, que busca conscientizar sobre a prevenção e segurança no ambiente de trabalho. As últimas palestras foram promovidas nesta terça-feira (23), no auditório do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (Nast), para servidores municipais da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep).
O psicólogo Hernandes Mendonça e a enfermeira Juliana de Magalhães Pereira palestraram, respectivamente, sobre o controle das emoções e a saúde do homem. Na primeira palestra, a abordagem foi moções e sentimentos, a regulação das emoções e a inteligência emocional. Já no segundo tema foi apresentado dados do Ministério da Saúde que demonstram que o homem vive menos em relação à mulher e foi ressaltada a necessidade da prevenção.
“Geralmente, o homem tem a resistência de procurar uma assistência à saúde e somente procura quando já tem uma doença instalada em estado mais avançado, então o foco é a importância da prevenção, de fazer os exames de rotina de acordo com cada faixa etária”, comentou Juliana.
- Valeschka Coelho
- Juiana
- Abdias
Abdias Santos trabalha há 15 anos no setor de limpeza da Sesep e já tinha ido ao Nast para realizar exames. “Hoje vim participar da palestra. Quanto mais a gente aprender, melhor. Como a gente trabalha muito tempo fora de casa, a gente fica com a mente um pouco afetada, e sempre é bom estar dando uma parada pra botar as coisas no lugar”, disse o servidor.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Segurança, Valeschka Coelho, o Nast fez uma programação de três semanas com palestras variadas, como segurança no trânsito, percepção de risco, ergonomia, saúde mental do trabalhador e primeiros socorros. Cerca de 100 servidores municipais participaram da ação.
“Nós tivemos como público principal os servidores da Sesep, que estão expostos a maiores riscos, mas outras secretarias foram convidadas. Quem vinha fazer exame, a gente convidava para participar das palestras também. Nós intercalamos as palestras com brincadeiras, perguntas sobre o tema, entrega de brindes, massagem, espaço instagramável para o pessoal tirar foto e participar”.