Notícias
Postado em 16 de setembro de 2013 as 16:12:42
Permitir ao cidadão recuperar a acuidade visual. Ou seja, fazer com que uma pessoa que perdeu grande parte da visão possa, após a cirurgia, voltar a levar uma vida sem limitações. Essa é a finalidade do transplante de córneas que, em Vitória da Conquista, é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), via convênio com o Hospital de Olhos de Conquista (HOC).
Por meio dessa iniciativa, busca-se ampliar a oferta de exames e procedimentos de alta complexidade para a população local e regional. De 2009 a setembro de 2013 já foram realizados mais de 180 transplantes de córnea pelo SUS.
Em reconhecimento a esse trabalho, na última sexta-feira, 13, data em que se comemorou o Dia do Transplante, os pacientes transplantados entregaram rosas aos funcionários dos hospitais São Vicente e Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e da empresa que realiza o transporte das córneas. Além deles, outras pessoas que colaboram com o processo de doação também foram homenageadas.
Em Vitória da Conquista, a doação pode ser feita no Hospital de Base ou no Hospital São Vicente, que contam com uma equipe especializada, composta por médico, assistente social e psicólogo. A doação só pode ser realizada por parentes de primeiro e segundo grau do ente falecido. As córneas podem ser retiradas até 6 horas após o óbito, sendo que o ente não fica desfigurado e a comercialização é vetada por lei.
Entre os casos que podem ser corrigidos com o transplante de córnea estão a ceratocone (doença genética que altera a curvatura corneana) e a perda da visão provocada por traumas, perfurações, queimaduras químicas, infecções por herpes, além de distrofias, que causam embaçamento da visão.







