A partir da próxima segunda-feira (2), todos os pacientes diabéticos da zona rural que fazem uso de insulina irão receber a caneta em vez dos tradicionais frascos com seringa. A mudança se deve à ampliação da oferta de canetas pelo Ministério da Saúde, já que elas são mais seguras e precisas para aplicação da insulina.

Os profissionais que atuam nas unidades de saúde da zona rural participaram de uma oficina de capacitação para estarem aptos a orientarem os pacientes sobre a utilização correta das canetas de insulina, já que os pacientes irão retirá-las em suas próprias unidades de referência.

A coordenadora de Assistência Farmacêutica do município, Halanna Ferraz, ressalta que a mudança foi adotada para facilitar o processo de aplicação de insulina para os pacientes em casa. “Esperamos uma melhor adesão dos pacientes ao tratamento, pois há uma maior comodidade para aplicação, pelo fato de a caneta ter uma agulha muito menor que as agulhas das seringas convencionais e ajuda a evitar erro de dosagem e de aplicação”, explica a coordenadora.

Pacientes com diabetes tipo I ou II, que fazem uso de insulina, têm o direito de receber as canetas de insulina que tornam a aplicação do medicamento mais simples e prática, permitindo um melhor ajuste da dosagem, além de ser de fácil transporte.

Para fazer a retirada das canetas regularmente, o paciente que reside na zona rural deve procurar a sua unidade de saúde de referência levando prescrição de insulina, cartão SUS e documento pessoal com foto. No atendimento, o paciente vai assinar um termo de que está ciente do recebimento das canetas e será treinado pelos profissionais da unidade para a aplicação do medicamento.