Saúde
Postado em 13 de outubro de 2025 as 18:03:32
Na tarde desta segunda-feira (13), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma ação de conscientização e prevenção à sífilis, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que, se não tratada, acarreta graves prejuízos à saúde. A iniciativa, realizada no Facilita Saúde, faz parte da campanha Outubro Verde, e contou com realização gratuita de testagem, orientações sobre as formas de prevenção e tratamento, além da distribuição de preservativos e testes de HIV.
Enfermeira do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), Thais Barreto explica a importância de realizar a maior quantidade possível de testes para que o diagnóstico precoce também antecipe o tratamento e a cura. “A sífilis é uma doença transmissível principalmente por via sexual desprotegida, e também por transmissão vertical, ou seja, de mãe para filho no momento da gestação, quando a mãe não realiza o tratamento. Hoje conseguimos fazer o tratamento com 100% de cura dos pacientes e, para a gente fazer cada vez mais um maior número de diagnósticos e realizar o tratamento da população, precisamos testar as pessoas”.
O tratamento para sífilis pode ser realizado tanto no Caav quanto nos postos de saúde. A partir do diagnóstico, o cidadão recebe orientações sobre os procedimentos a serem seguidos e sobre o tempo de tratamento. O Caav está localizado na Praça João Gonçalves, s/n, Centro, próximo à Prefeitura.
Uma das pessoas que procuraram o atendimento foi seu Djalma Rocha, de 60 anos, que aproveitou a ida ao Facilita Saúde para atualizar o Cartão SUS e realizou a testagem de sífilis. “Eu vim ao Centro para ver o Cartão do SUS, aí eu aproveitei e vim fazer o teste da sífilis, que eu fiz há muitos anos. E eu sou doador de sangue, então acho importante fazer o teste. O atendimento é ótimo, então eu fiquei feliz”.
- Thais, à direita
- Djalma
- Yolanda
Já Yolanda Vieira, que trabalha no atendimento da Central de Marcação, também aproveitou a ação para realizar a testagem e se prevenir. “Eu fiquei sabendo aqui no trabalho mesmo, mas sempre que tem essa campanha, quando anuncia na TV e nas redes sociais, eu participo. É saúde, e a gente tem que estar sempre se prevenindo. Sempre fiz o teste, mesmo antes de trabalhar na área da saúde, eu ia lá no Caav. Prevenção é tudo”.
Sobre o Outubro Verde
O “Outubro Verde” é uma campanha dedicada à conscientização, prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode apresentar graves complicações quando não tratada. A campanha dá ênfase especial à prevenção da sífilis congênita, transmitida da mãe para o bebê durante a gestação, que pode causar má-formação do feto, aborto e até a morte do recém-nascido. As ações do “Outubro Verde” incentivam a realização de testes rápidos, o uso de preservativos e o tratamento adequado dos pacientes e de suas parcerias sexuais, além de reforçar a importância do acompanhamento pré-natal para as gestantes.