Notícias
Postado em 31 de outubro de 2018 as 17:52:16
A participação de Vitória da Conquista na campanha Outubro Rosa este ano foi um sucesso. A avaliação é da Diretoria da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde que, durante todo o mês realizou diversas atividades nas zonas urbanas e rural do município e movimentou mais de 4.600 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A programação começou ainda no primeiro sábado do mês, com a realização do primeiro Dia “D” da campanha que aconteceu nas unidades de Saúde Jardim Valéria, na zona urbana, e em Veredinha, na zona rural. O Dia “D” se repetiu durante todo o mês nas diversas unidades de saúde da cidade. Muita informação, serviços e diversão foram oferecidos.
Vacinação, exames de mama, solicitações de mamografias, coletas de preventivo, rodas de conversa sobre o câncer de mama e colo do útero, consulta odontológica, avaliação nutricional, Cartão SUS, sorteio de brindes, bazar de roupas usadas, oficinas de artesanato, café da manhã, serviços de beleza, atividades estéticas, massagem e aulas de zumba foram apenas algumas das atividades realizadas pela campanha. O CAAV também esteve presente com a realização de teste rápido para HIV, sífilis e hepatites.
Mas as atividades do outubro Rosa não ficaram restritas às unidades de Saúde. A equipe da Atenção Básica também realizou diversas palestras em empresas e outras instituições como a Embasa, Rede Conecta, Secretaria de Desenvolvimento Social, APAE e o Conquista Criança. A Pastoral da Criança também entrou na campanha e, no dia 13, participou de uma palestra no bairro Jardim Valéria. E teve também uma parceria com o Hospital Samur na Corrida Solidária, realizada no dia 21, em prol da Casa do Amor.
Nesta quarta-feira (31), último dia da campanha, aconteceu uma atividade especial em uma ação intersetorial com a Secretaria de Desenvolvimento Social, que recebeu um grupo de mulheres do povoado do Simão para um passeio lúdico. A Diretora da Atenção Básica, a enfermeira Juliede Rosa da Silva, celebrou o sucesso da campanha: “Nunca antes se viu as equipes de todas as unidades de saúde tão envolvidas, tão motivadas. Fizeram tudo com muito capricho, dedicação e carinho para as mulheres. Um mês de muitos serviços prestados à comunidade”. Para ela, a sensação é de dever cumprido e, pelo trabalho, ela agradeceu aos trabalhadores que tornaram isso possível: “Nosso sentimento é de gratidão. Obrigada a todos”.
Sobre o Outubro Rosa – A Campanha nasceu nos Estados Unidos, em 1997, com o objetivo de alertar a população feminina para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Hoje, celebrado em todo o mundo, o Outubro Rosa mobiliza instituições e entidades no combate a um dos cânceres que mais matam.
Segundo informações da apoiadora institucional da Atenção Básica, Érika Carvalho Teixeira, estima-se que, somente este ano, cerca de 60.000 novos casos de câncer de mama sejam registrados no país. “São cerca de 458.000 mortes pela doença por ano”, afirma ela. “Não podemos fechar os olhos para o problema. Como profissionais de saúde, precisamos compartilhar informações confiáveis com o maior número de mulheres com vistas à detecção precoce da doença, o que aumenta muito as chances de cura”, completou.