Orquidário neste sábado, 04 de novembro

Diariamente, cerca de 70 pessoas visitam o Orquidário Zilda Gusmão Pereira, administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). Com dois meses de funcionamento, o espaço já se consolidou como atração turística de Vitória da Conquista. O projeto foi elaborado pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner (1937-2021).

No espaço, que fica localizado próximo ao Horto Florestal Vilma Dias, os visitantes podem apreciar uma coleção de espécies de orquídeas com cores vibrantes, formas únicas e fragrâncias delicadas.

Neste sábado, André Alves Meira, de 39 anos, visitou o orquidário pela segunda vez, com a sua bicicleta Monark Barra Forte, com um alforje, que ele apelidou de “Alforje da Saudade”. Aparentemente apenas uma bicicleta antiga, mas com o alforje cheio de surpresas, uma coleção de objetos da década de 1980.

André e o alforje da saudade

“Procuro objetos que fazem parte da época em que a bicicleta chegou ao mercado. Tem sido maravilhoso compartilhar com as pessoas as memorias desta época”, explicou André, mostrando alguns objetos como bolinhas de gude, revistinhas e peão que trazem a memória de um tempo que não volta mais.

Para André, o orquidário é um lugar de paz e tranquilidade, que foi muito bem pensado e cuidado pela Prefeitura. “É pitoresco, agradável e tranquilo”.

Os interessados podem visitar o equipamento durante a semana e também nos finais de semana e feriados. Para agendamento de grupos, os interessados devem encaminhar email para a Semma pelos endereços: semma.moduloambiental@gmail.com ou gabinete.semma@gmail.com.