Meio Ambiente
Postado em 2 de abril de 2024 as 08:05:55
Com quase sete meses de inaugurado, o Orquidário Municipal Zilda Gusmão Pereira, ponto de lazer já consolidado como atração turística em Vitória da Conquista, já recebeu mais de 6 mil visitantes, entre conquistenses e turistas.
Primeiro equipamento do projeto Parque Ambiental do Rio Verruga, o espaço busca proporcionar momentos de lazer e contemplação da natureza no espaço urbano, além de conscientizar a respeito de questões ambientais.
Administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), o Orquidário conta com mais de 200 plantas, entre orquídeas, bromélias e outras gêneros ornamentais. O projeto, que foi elaborado pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner (1937-2021), possui estrutura metálica, iluminação, paisagismo, e está localizado em uma densa área verde de 706,37 m², com nascentes preservadas do Rio Verruga.
“O que mais atrai o público é a beleza das orquídeas, o contato com a natureza, a beleza das flores, e o espaço agradável e colorido que proporciona melhoria da qualidade de vida e bem-estar aos visitantes”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Ana Claudia Passos. “Além do Orquidário, no local também contamos com um meliponario que cultiva abelhas sem ferrão, excelentes polinizadoras das orquídeas e demais categorias. Nossa equipe está disponível para receber a população e tirar todas as dúvidas”, complementou.
O Orquidário
O ponto turístico recebeu o nome de Zilda Gusmão Pereira em homenagem à mãe do ex-prefeito Herzem Gusmão, que faleceu em 2021, aos 72 anos, devido a complicações da Covid-19. O reconhecimento foi dado em razão dos relevantes serviços prestados por ambos à comunidade de Vitória da Conquista.
Para viabilizar o empreendimento, foram investidos R$ 682.627,23 oriundos de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, como parte do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A menos de um quilômetro dali, está a Catedral das Flores, que também será entregue pela Prefeitura.
Os interessados podem visitar o Orquidário durante a semana e também nos finais de semana e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com entrada gratuita. Para agendamento de grupos, os interessados devem encaminhar email para a Semma pelos endereços: semma.moduloambiental@gmail.com ou gabinete.semma@gmail.com.