Mais de 50 moradores participaram da reunião, elegendo duas reivindicações prioritárias e oito delegados para defendê-las no 10º Congresso do OP

Já são três meses de trabalho intenso, e a equipe do Orçamento Participativo realizou no povoado de Pedra Branca, na tarde do último sábado, 18, a 55ª plenária preparatória para o 10º Congresso do OP, agendado para o dia 8 de junho, no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae).

Mais de 50 pessoas se reuniram na Escola Municipal Gildásio Cairo para reivindicar melhorias para região, que, além de Pedra Branca, inclui Baixa do Arroz, Ribeirão dos Paneleiros, Batalha, Serra Grande, Gameleira II, Furadinho, Lagoa da Taboa e os assentamentos Casulo e Carlos Marighella. Ao fim da reunião, os moradores elegeram cinco delegados titulares e três suplentes, que deverão estar presentes no congresso para defender as demandas eleitas como prioridades da região.

Diga-se de passagem, foi a primeira vez que uma plenária preparatória foi realizada em Pedra Branca – resultado da nova lógica de trabalho do OP, que este ano ampliou o número de plenárias, levando a um número bem maior de comunidades rurais e urbanas a oportunidade de participar democraticamente das decisões do Governo Municipal.

Também foi a primeira vez que o agente comunitário de saúde,Claudionor Rodrigues de Oliveira, participou de uma plenária do OP. Morador de Gameleira II, ele fez questão de comparecer e conhecer de perto a metodologia democrática desse instrumento de participação, que já existe em Vitória da Conquista há 17 anos. “É muito importante a participação das pessoas por meio do OP”, disse ele. “Creio que é um dos privilégios que a comunidade de Vitória da Conquista tem, principalmente a da zona rural, para reivindicar os seus direitos diretamente com as autoridades”.

‘Participação efetiva’ – Por outro lado, o agente rural de saúde José de Oliveira, morador de Pedra Branca, pode ser considerado um “veterano” do OP. Ele trabalha há 25 anos como profissional de saúde, e já participou de vários congressos e plenárias em anos anteriores. No sábado, 18, ele viu a plenária acontecer pela primeira vez no povoado onde mora desde 1960. “Fico muito emocionado por isso. O Orçamento Participativo é a participação efetiva de cada membro da comunidade”, observou.

A lavradora Helena Xavier Oliveira mora há dez anos no Assentamento Carlos Marighella, formado por agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Ela participou da plenária em Pedra Branca e também fez suas reivindicações, as quais ela considera um “direito” básico de cada cidadão. “É uma oportunidade de as pessoas colaborarem, porque, participando, elas têm mais direito de cobrar”, disse.

Plenária na Estiva – No mesmo sábado, às 19h, a equipe do OP foi até o povoado de Estiva para realizar a 56ª plenária das 64 que deverão acontecer antes do 10º Congresso do OP. Nada menos que 96 moradores compareceram à Escola Municipal Padre Isidoro, incluindo moradores da própria Estiva e de localidades próximas, como Volta Grande, Morada da Vitória, São Bernardo e Fazenda Saquinho. “Chamou muito nossa atenção a participação dos jovens”, disse o coordenador do OP, João Alberto Rodrigues. “O Governo Municipal continuará a manter acessa essa chama de participação democrática que é o Orçamento Participativo”.