Com o objetivo de melhorar as condições das vias danificadas, a Prefeitura de Vitória da Conquista continua trabalhando com a Operação Tapa-Buraco. Nesta quarta-feira (14), por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), dez ruas e avenidas receberam a intervenção.

Somente hoje, a Operação Tapa-Buraco esteve nas avenidas Maranhão, no Ibirapuera; Genésio Porto e Marcelino Rosa, no Recreio; Brumado e Avenida Sexta, na Urbis II. Além disso, as ruas Lourival Cairo e A, no Recreio; Rua 19, na Urbis II; João Pessoa e a Travessa Sá Barreto, no Centro da cidade, também foram beneficiadas com asfalto ou Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), que só pode ser aplicado em dias e locais secos, já que até a preparação do material requer o uso do calor.

Em decorrência das chuvas que estão acometendo o município desde o começo do ano, algumas localidades foram atingidas por erosões. Até o momento, contabilizando a partir do dia 2 de janeiro de 2024, o Governo Municipal já minimizou os danos em cerca de 110 vias da zona urbana. Os bairros mais prejudicados por esses danos são Candeias, Recreio, Centro e Brasil.

Ao longo do mês de janeiro, a média foi de aproximadamente 300 mm de chuva, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O grande volume de chuva neste curto período provocou danos em diversas vias. Em algumas, foi constatada uma maior profundidade nos buracos, por isso, foi necessário aguardar o tempo firmar para iniciar os reparos, uma vez que o piso úmido não é favorável à aderência do asfalto.