Notícias
Postado em 9 de dezembro de 2025 as 17:00:06
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres iniciou, nesta terça-feira (9), a oficina “Empreenda com Charme”, que reúne formação em vendas no turno da manhã e prática de automaquiagem à tarde. Dividida em duas turmas (dias 9 e 10), a atividade oferece 15 vagas por dia e é ministrada pela professora Adriana Novaes.
A coordenadora da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Melry Amaral, destaca que a oficina integra um conjunto de ações contínuas de qualificação realizadas ao longo de todo o ano. “Desde que a secretaria foi instituída, a gente vem fazendo esse trabalho de qualificação profissional e curricular das mulheres. Em 2024, tivemos cursos em várias vertentes: contabilidade, alimentos, empreendedorismo, cursos para inserção no mercado de trabalho, construção de currículo, conseguimos contemplar diferentes perfis”, afirma.
Para Melry, as formações têm impacto direto na autonomia financeira das participantes. “Nós vemos cada vez mais a importância desse trabalho, porque a procura só aumenta. E cada vez mais tiramos mulheres de situações de dependência, para que elas possam conquistar a autonomia”, destaca. Segundo ela, o retorno é visível: “As participantes voltam para novos cursos e sempre trazem histórias e conhecimentos que obtiveram. É isso que queremos: o conhecimento próprio e a multiplicação de conhecimento”.
Responsável pela oficina, a professora Adriana Novaes explica que o conteúdo foi pensado para desmistificar o empreendedorismo e facilitar o acesso das mulheres ao mercado. “Começamos falando sobre empreendedorismo feminino, algo que tenho prática. Depois entramos em vendas, porque muita gente diz: ‘Eu preciso ganhar dinheiro, faço qualquer coisa, menos vender’. Eu venho justamente desmistificar o que é vendas, para facilitar o entendimento”, explica.
À tarde, o conteúdo passa para a prática. “Teremos aula de skincare, porque a área de cosméticos está em alta, e finalizamos com automaquiagem, sempre com um linguajar simples, tirando aqueles protocolos difíceis”, completa.
Adriana afirma estar otimista com o impacto da oficina: “Quero que elas saiam daqui acreditando. A barreira muitas vezes está na mente. A partir do momento que elas tomarem a decisão, o restante vem. Acredito que todas vão sair daqui já querendo empreender em algum ramo”.
A oficina tem atraído mulheres de diferentes áreas profissionais. Cristiane Ferreira, que trabalha na área de limpeza, destaca a importância do aprendizado. “A gente aprende técnicas, como vender, como atrair o cliente. É importante se aprimorar. Para mim, é um passo importante e uma iniciativa que permite conhecer outras pessoas”, relata.
Já Rute Gonçalves, trancista, enxerga a formação como forma de ampliar horizontes. “Gostei muito da proposta de ajudar as mulheres a aprender autonomia e colocar em prática. Como estão ensinando vendas, ajuda a saber como divulgar meu trabalho. Já trabalho como trancista, mas quero investir em estética e maquiagem. Abre oportunidades”, afirma.
- Cristiane Ferreira
- Rute Gonçalves
A Secretaria de Políticas para Mulheres reforça que seguirá ampliando suas ações em 2026, com novos cursos e atividades voltadas à formação, autonomia e fortalecimento das mulheres do município. O órgão tem investido em qualificação profissional como ferramenta de inclusão social, geração de renda e promoção de direitos, garantindo que cada participante encontre espaço para desenvolver habilidades, construir novos caminhos e transformar sua realidade.











