Acostumado a acompanhar a mãe que trabalha na Praça de Alimentação do Centro Cultural Glauber Rocha, o estudante Júlio César Oliveira andava pelo espaço quando certo dia avistou em uma das salas as seguintes palavras: curso de xadrez. Curioso, o garoto de 10 anos, que nunca tinha visto um tabuleiro de perto procurou saber do que se tratava.

Informado que ali, naquele local, funcionava a oficina de xadrez do Projeto Educarte, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Júlio César se matriculou. Meses depois, o curioso menino trouxe para o município o título inédito de campeão baiano de xadrez na categoria SUB 10.

O Torneio Baiano de Xadrez foi realizado no mês de outubro, na cidade de Juazeiro, e reuniu enxadristas e simpatizantes de toda região. Entre os competidores, alunos do Educarte e do Programa da Associação Atlética Banco do Brasil, AABB Comunidade, também apoiado pela Smed. “Até então Vitória da Conquista só havia conquistado o título baiano na categoria adulto e neste campeonato conquistamos a primeira colocação nas categorias SUB 16 Feminino, SUB 12 e SUB 10 masculino e o terceiro lugar no SUB 12 Feminino, além de outras medalhas”, comemorou o instrutor de Xadrez do Educarte, Júlio César Rocha.

Professor Júlio César e alunos exibem medalhas e troféus conquistados

“Mais do que ganhar títulos, o xadrez tem sido um grande auxílio para a minha concentração e melhoria do raciocínio, contribuído para várias tomadas de decisão”, declarou a estudante Bianca Marchini, campeã baiana na categoria SUB 16. Já Júlio César Oliveira, também campeão baiano em sua categoria completou: “o xadrez também é algo que dá prazer e alegria”.

Com 35 alunos matriculados, o curso de xadrez do Projeto Educarte funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h30, no Centro Cultural Glauber Rocha. Os monitores de xadrez do projeto também estão nas escolas da Rede Municipal de Ensino, atendendo cerca de dois mil estudantes.

Para conferir o desempenho dos alunos do Educarte em competições realizadas este ano clique aqui.