Notícia Destaque
Postado em 13 de agosto de 2014 as 18:35:34
O secretário estadual de Infraestrutura e o diretor-geral do Derba fizeram medições, analisaram mapas e vistoriaram o andamento do trabalho
Uma equipe técnica a serviço do Governo Estadual, liderada pelo secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e pelo diretor-geral do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, aterrissou na manhã desta quarta-feira, 13, no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo. Após ser recepcionado por autoridades municipais* – entre as quais o chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Vitória da Conquista, Márcio Higino Melo, que representou, na ocasião, o prefeito Guilherme Menezes –, o grupo se dirigiu ao canteiro de obras com área de seis milhões de metros quadrados, localizado a aproximadamente 15 quilômetros do perímetro urbano, à margem direita da BR-116, onde está sendo construído o novo aeroporto da cidade.
Em meio ao trabalho das máquinas, manejadas por um contingente de cerca de 200 trabalhadores, a equipe fez medições, analisou mapas e vistoriou o andamento das obras. Concluída a parte de desmatamento, está em andamento a de terraplanagem. Esse trabalho precede a pavimentação da pista de pouso, que, quando estiver concluída, terá 2.100 metros de extensão por 45 de largura, o que permitirá a operação de aeronaves de grande porte, como o Boeing 737-800. “A obra está num estágio satisfatório de execução. Temos certeza de que o cronograma para a entrega será cumprido no prazo previsto”, assegurou Cavalcanti.
‘Atendendo às necessidades’ – Além da pista de pouso, o projeto prevê um pátio para aviões com mais de 190 metros de comprimento por 50 de largura, além de uma pista para taxiamento de aviões, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno e acessos viários. Há ainda o que existe de mais moderno no que se refere a serviços de prevenção, salvamento e combate a incêndios. O orçamento total é de R$ 60,3 milhões. Segundo o cronograma do Governo Estadual, as obras deverão ser concluídas até o segundo semestre de 2015. “O novo equipamento vai atender as necessidades atuais e futuras de Vitória da Conquista”, afirmou o secretário. “No futuro, inclusive, poderá ter voos internacionais saindo da cidade, caso a demanda atenda”, acrescentou.
Além de toda essa infraestrutura, o novo aeroporto terá o sistema de operação por instrumento IFR (Instrument Flight Rules), equipamento que permite que o piloto conduza uma aeronave guiando-se pelos instrumentos de bordo, e não tendo de seguir referências visuais exteriores ao avião e que dependem das condições climáticas para operar.

O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti (à esq.), e o chefe do Gabinete Civil da Prefeitura, Márcio Higino Melo, que representou o prefeito Guilherme Menezes, na ocasião
‘Sonho antigo’ – “Uma obra deste porte envolve vários fatores”, disse o diretor-geral do Derba, Saulo Pontes, citando como exemplos o licenciamento ambiental e o trabalho de desapropriação das pessoas que moravam na área onde está sendo construído o novo aeroporto. Para cumprir tais procedimentos, é imprescindível o empenho do Governo Municipal. Pontes disse tê-lo encontrado em Vitória da Conquista. “Sem a ação do poder público municipal, torna-se praticamente inviável. Encontramos uma receptividade muito grande da Prefeitura”, garantiu.
Para Márcio Higino, essa “receptividade” deveu-se ao reconhecimento, por parte do Governo Municipal, da importância que o novo equipamento terá para a cidade. “Esse novo aeroporto é um sonho antigo de Vitória da Conquista. É um equipamento de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento de toda a região. Desde o início, houve uma determinação do Governo Municipal, que trabalhou, foi a Brasília e pleiteou os recursos”, explicou o chefe do Gabinete.
*Além de Márcio Higino, o Governo Municipal foi representado pelos secretários municipais Debora Rocha, de Infraestrutura, e Luis Alberto Sellmann, de Mobilidade Urbana. A vistoria também foi acompanhada por vereadores e jornalistas.







