Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 27 de agosto de 2024 as 13:32:31 e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 08:38:12
A Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), segue com as obras de macrodrenagem na Avenida Francisco Sabino, bairro Vila América. Nesta fase, a equipe trabalha na implantação de Tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), responsáveis pela captação de água das chuvas, e na construção de Poços de Visita (PV’s), estruturas de concreto que permitem que a equipe tenha acesso às tubulações, quando houver necessidade de manutenção.
Segundo a Emurc, no total, ao longo de toda a avenida, já se somam 36 tubos PEAD de 1.500 mm assentados e 3 Poços de Visita (PV’s) executados. Assim que esta etapa for concluída, a empresa inicia a execução da terraplanagem, recuperação da pavimentação asfáltica, sinalização e construção de um novo canteiro central, incluindo o plantio de árvores.
Antes do início da obra de implantação do canal de drenagem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) removeu todas as árvores e toda a estrutura do canteiro central da via, num total de 70 árvores e arbustos, a maioria delas da espécie Sete Copas (Terminalia catappa), as quais foram transplantadas em outros locais. Após a conclusão do serviço, outras espécies serão plantadas no local.
A obra, que começou na Rua Diogo Álvares, consta da instalação de 300 metros de manilhas e 756 metros de tubos de polietileno de alta densidade (PEAD). Na primeira etapa de execução, a avenida passou por uma escavação de 11.264,87 m³. A estrutura será responsável pelo escoamento adequado da água das chuvas, evitando alagamentos e transtornos para a população.
D. NadirMoradora do bairro há 24 anos, Nadir Maria Costa divide sua estadia entre o bairro Vila América, em Conquista, e a cidade de Vitória, no Espírito Santo. A dona de casa reconhece os benefícios da obra e também demonstra o quanto gosta do bairro. “Eu amo estar aqui, este bairro, apesar de novo, recebe esse tipo de cuidado. Aos poucos, as coisas vão melhorando, agora mesmo está perto de acabar esse problema com enxurrada”, disse D. Nadir.












