Desenvolvimento Social
Postado em 17 de abril de 2024 as 17:01:49 e atualizado em 18 de abril de 2024 as 18:50:34

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) de Vitória da Conquista recebeu, nesta terça-feira (16), a equipe do Nuca de Poções em um intercâmbio com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à infância e juventude de ambos os municípios. O encontro aconteceu no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca) e contou com a participação dos integrantes do Nuca do distrito de São Sebastião.
- Recepção com a articuladora Laís Pinheiro
- Dinâmica dos adolescentes
- Apresentação do Conselho Tutelar
- Visita ao Complexo, guiada pelo coordenador Jerry Lavelle
Segundo a articuladora do Selo Unicef de Vitória da Conquista, Laís Pinheiro, a troca de experiências entre os municípios contribui para o fortalecimento do protagonismo adolescente. “Essa atividade é muito positiva porque fortalece o protagonismo dos nossos adolescentes. Esperamos ter outros momentos como esse para enriquecer ainda mais o trabalho que desenvolvemos em Vitória da Conquista, através do Selo Unicef, e também contribuir com outras cidades da região”, afirmou Laís.
A mobilização para que o encontro ocorresse partiu da articuladora do Selo Unicef de Poções, Livia Oliveira, que comemorou a parceria entre os dois Núcleos. Segundo ela, o intercâmbio foi planejado visando o fortalecimento da política pública voltada para crianças e adolescentes, a partir do compartilhamento de vivências. “Eu tenho certeza de que Vitória da Conquista está caminhando com o mesmo objetivo de Poções, que é justamente garantir que as políticas públicas cheguem para as crianças e adolescentes, e não só o de receber uma certificação. Com a melhora da qualidade da educação, saúde e assistência social, quem ganha é o município”.
- Livia Oliveira
- Maria Clara Sousa
- Sophia Amaral
Além da troca de experiência, durante a visita, os adolescentes participaram de rodas de conversa, de dinâmicas e conheceram o Complexo de Escuta Protegida. Para Sofia Amaral, integrante do Nuca de Poções, a experiência foi muito enriquecedora e irá contribuir com a atuação do Núcleo de sua cidade. “É importante conhecer outras culturas e outros costumes. Eu achei uma experiência muito boa. Essa junção de pessoas de diferentes cidades e culturas criou uma experiência única que a gente nunca vai ter igual”, afirmou a adolescentes.
A integrante do Nuca de São Sebastião, Maria Clara, relatou ter gostado muito da experiência de interagir com outros adolescentes com vivências diferentes e destacou a importância de conhecer o Complexo de Escuta Protegida. “Mesmo sendo de Vitória da Conquista, eu nunca tinha ouvido falar do Complexo de Escuta Protegida. Eu gostei muito da experiência. Achei um lugar bem interessante, principalmente, as salas de depoimento. Achei muito confortável e aconchegante, gostei bastante da experiência também”, declarou.




















