Desenvolvimento Social
Postado em 12 de setembro de 2025 as 16:45:25 e atualizado em 15 de setembro de 2025 as 11:27:48

O podcast faz parte de um projeto de extensão da Uesb
Os adolescentes que integram o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) participaram de um podcast produzido pelo Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), programa de extensão do Curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). A gravação fez parte de uma edição especial em comemoração aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além dos integrantes do Nuca, o episódio também contou com a presença da conselheira tutelar, Mickelle Xavier.
O Nuca foi representado pelos adolescentes Yuri Carvalho, Ketelen Moreira e Analy Pereira. A atividade foi acompanhada pela mobilizadora Laís Senna, que destacou a importância da participação dos adolescentes. “A presença do Nuca nesse espaço tem três significados principais. Primeiro, porque a atuação do Núcleo está alinhada aos princípios do ECA, que reconhece o adolescente como sujeito de direitos. Segundo, porque incluir os adolescentes no debate sobre os avanços e desafios do Estatuto é garantir que eles sejam protagonistas na construção de políticas públicas voltadas à infância e adolescência. E, por fim, porque iniciativas como essa valorizam o trabalho desenvolvido pelos adolescentes em articulação com os conselhos de direitos e órgãos gestores”, afirmou Laís.

Os adolescentes Ketelen, Yuri e Analy representaram o Nuca
Para o integrante do Nuca, Yuri Carvalho, de 16 anos, a participação foi um momento de escuta e reflexão. “O ECA não se resume a um conjunto de normas legais, ele é um pacto que a sociedade estabeleceu com o presente e o futuro. Contudo, após 35 anos, observamos a persistência da violação de nossos direitos, a interrupção de sonhos e o silenciamento de vidas. Parece que alguns ainda não compreendem o potencial ilimitado de cada criança e adolescente, e que a negação dos nossos direitos compromete a construção de um futuro melhor para todos”, afirmou.
- Laís Senna
- Jeane Lima
O Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente busca fomentar ações voltadas à efetivação dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Uma das iniciativas desenvolvidas é o podcast NDCA em Foco. “A escolha de envolver adolescentes no projeto é essencial, pois visa priorizar a atuação e a participação daqueles que vivenciam a temática. O podcast busca dar voz aos adolescentes, permitindo que eles dialoguem com a sociedade e construam, a partir de suas próprias perspectivas, reflexões sobre o tema proposto. O principal objetivo é dar protagonismo aos adolescentes, permitindo que suas vozes sejam ouvidas”, explicou Jeane Lima, integrante do NDCA e uma das responsáveis técnicas pelo programa.
A integrante do Nuca, Analy Pereira, destacou a troca de experiências como o ponto alto da participação. “Essa foi uma experiência incrível. Nossa presença ajuda a fortalecer o protagonismo juvenil e a conquistar cada vez mais o nosso lugar de fala dentro da sociedade”, relatou.