A roda de conversa abordou o tema saúde sexual e reprodutiva na adolescênica

“Falar de sexo é complicado, mas faz parte da vida de todo mundo e não deveria ser tabu” comentou Ane Costa, psicóloga do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), durante o encontro do Núcleo de Cidadania Adolescente (Nuca). O evento aconteceu nessa sexta-feira (10), no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, e discutiu saúde sexual e reprodutiva na adolescência.

A roda de conversa aconteceu de forma descontraída e bem participativa, e todos aproveitaram a oportunidade para tirar suas dúvidas mais frequentes sobre as doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. “Usar o preservativo é fundamental para que não aconteça a transmissão de doenças sexualmente transmissível, como HIV/Aids, Hepatites, sífilis, HPV e também a gravidez. Surgindo qualquer sintoma, podem procurar uma unidade de saúde ou Caav para fazer o tratamento”, ressaltou Ane Costa.

Melry enviou caixas para que os estudantes das escolas tirem dúvidas sobre saúde sexual

A mobilizadora do Nuca e coordenadora da Juventude, Melry Amaral, lembrou que este é um tema que será abordado em outras oportunidades. Ela ainda entregou três caixas, que serão levadas para as escolas municipais Cláudio Manoel da Consta, Edvanda Maria Teixeira e Nossa Senhora Aparecida. “Nestas caixas, os adolescentes que não participaram da reunião hoje terão a oportunidade de depositar suas dúvidas referentes à saúde sexual e reprodutiva, que posteriormente serão respondidas pelo Nuca”, informou Melry.

Maria Clara ficou satisfeita com a roda de conversa do Nuca

A estudante Maria Clara Almeida (15), moradora do Alto Maron, responsável pela caixa de dúvidas da Escola Cláudio Manoel da Costa, avaliou o encontro: “O assunto abordado aqui foi muito importante, porque a gente tem poucos espaços para falar sobre o assunto. A maioria que está aqui não fala sobre o assunto dentro de casa, e aqui nós aproveitamos para tirar nossas dúvidas.”

Para Robert, a prevenção é fundamental para não pegar doença sexualmente transmissível

Robert Dias Ferreira (17) se comprometeu em levar a caixa de dúvidas para escola Edvanda Maria Teixeira e lembrou a importância de se prevenir contra as doenças. “Hoje nós aprendemos a importância de usar o preservativo em todas as relações, para se prevenir de doenças que podem nos acompanhar por toda a vida, como a Aids”, concluiu Robert.