Na tarde desta sexta-feira (5), adolescentes que integram o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) se reuniram no Centro de Convivência Conquista Criança para mais uma etapa de construção coletiva do Plano Municipal de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA), documento que reúne ações propostas pelos próprios jovens e que será apresentado no 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, dia 11 de dezembro.

Segundo a mobilizadora do Nuca do Município do município, Laís Senna, o encontro é um momento essencial de síntese e organização das ideias levantadas pelos jovens ao longo do processo. “Hoje, o Nuca está mais uma vez reunido com os adolescentes do nosso município para a gente sintetizar as ideias que eles mesmos propuseram para a composição do nosso PPCA. Esse plano vai ser apresentado e aprovado no Primeiro Fórum Comunitário. E como o plano é uma construção coletiva dos adolescentes, o objetivo maior é envolvê-los nas questões que têm a ver com as políticas públicas voltadas para a infância e adolescência, e que eles possam ser protagonistas dessas ações, levando o nome do Selo Unicef e do Nuca para comunidades, escolas, ruas e todos os espaços”, explicou.

Laís Senna – Mobilizadora do Nuca do Município

Laís destacou que a participação ativa dos adolescentes tem sido um dos pontos mais positivos do processo. “É uma surpresa muito boa ver o quanto eles estão interessados na construção do PPCA, porque entendem que, formulando ideias, também podem colaborar para a melhoria da qualidade de vida não só dos adolescentes, mas também de crianças e das comunidades. A partir do plano, eles observam o quanto são importantes, o quanto têm vez e voz, como preconiza o ECA, sendo reconhecidos como sujeitos de direitos”, afirmou.

Entre os adolescentes participantes, o envolvimento e o sentimento de protagonismo ficam evidentes. Ana Clara, integrante do Nuca, contou como a experiência tem ampliado sua visão sobre participação social. “Eu não conhecia o projeto do Nuca. Entrei pelo Cras este ano e evoluí bastante. O projeto que mais me chamou atenção hoje foi o da saúde. Dei até uma ideia de fazer uma roda de conversa, porque às vezes a pessoa da comunidade não sabe com quem falar. Sabendo que somos participantes do Nuca, podemos levar esse projeto, tirar dúvidas, receber opiniões e trazer para o papel, e quem sabe um dia ele se tornar realidade”, disse.

Para Miqueias da Silva, também membro do núcleo, fazer parte do grupo significa ter voz na construção do futuro da cidade: “Pra gente, participar é decidir junto o futuro da nossa cidade”, resumiu.

O PPCA deve ser finalizado nos próximos dias para apresentação no 1º Fórum Comunitário, quando será incorporado ao Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, garantindo que as prioridades definidas pelos jovens sejam reconhecidas e apoiadas pelo município.