A cerimônia aconteceu no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente

Os 12 novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nomeados pelo Decreto Municipal 22.835 para o mandato de dois anos, relativos à gestão 2023-2025, e os suplentes, tomaram posse em cerimônia realizada no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca). Eles vão atuar acompanhando o desenvolvimento de políticas municipais voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência nas áreas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, esporte, lazer e política urbana.

Conselheiros e suplentes presentes na cerimônia de posse

Na cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, representando a prefeita Sheila Lemos, desejou boas-vindas aos novos conselheiros e destacou a importância da atuação do conselho na garantia dos direitos da pessoa com deficiência. “A atuação de vocês será fundamental para garantir políticas inclusivas e igualitárias para toda a comunidade. Nós vamos caminhar com vocês. Nossa gestão está comprometida em promover as condições necessárias para que cada pessoa com deficiência possa desfrutar de seus direitos plenamente”, pontuou o secretário.

Para a presidente da Associação Conquistense de Integração do Deficiente (Acide), Karoline Quaresma, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é uma conquista fundamental das pessoas com deficiência de Vitória da Conquista que precisa ser celebrada. “Por ser um órgão fiscalizador deliberativo, é através dele que a gente consegue muitas conquistas para o município, seja na gratuidade dos ônibus, seja no próprio plano diretor urbano, dentro dos desenvolvimentos social”.

O recém-empossado conselheiro, Herbert Ferraz, que também atuou como presidente, relembrou as dificuldades que enfrentou enquanto presidente na antiga gestão e destacou a importância dos novos conselheiros serem mais participativos nas votações. “É muito importante a participação do Conselho e, sobretudo, a presença dos conselheiros para que as propostas criadas sejam mantidas e cobradas”, relatou.

Também empossado como conselheiro, o presidente da Associação de Surdos de Vitória da Conquista (ASVC), Murilo Rocha, está otimista com a nova gestão. “O mais importante é que o Conselho pretende assegurar realmente o direito de toda a comunidade surda. Essa luta é de todos nós, é o direito do surdo e todas as pessoas com deficiência”.