Desenvolvimento Social
Postado em 17 de novembro de 2025 as 15:29:43

A cerimônia de posse foi realizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI)
Os novos integrantes do Conselho Municipal do Idoso (CMI), nomeados pelo Decreto Municipal nº 23.965, tomaram posse nesta segunda-feira (17) para o mandato referente ao biênio 2025–2027. A cerimônia, realizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI), reuniu 14 membros titulares, seus suplentes e representantes da administração municipal.
O Conselho Municipal do Idoso é um órgão colegiado vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que tem a função de acompanhar, fiscalizar e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à pessoa idosa em Vitória da Conquista. Entre suas atribuições estão a promoção de ações de proteção, garantia de direitos, fiscalização das instituições de atendimento e fortalecimento da participação social, conforme estabelece o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) e a Lei Municipal nº 969/1999.
Durante a abertura, o secretário da Semdes, Michael Farias, destacou a importância da atuação dos conselheiros na formulação de políticas públicas eficazes e na ampliação da proteção social à pessoa idosa. “Somos um país que envelhece rapidamente, e isso aumenta as demandas por saúde, assistência social, educação e acessibilidade. Vitória da Conquista tem possibilidades importantes, mas também enfrenta grandes desafios. E cada conselheiro que toma posse hoje assume uma responsabilidade fundamental nesse processo de fortalecimento da pessoa idosa em Vitória da Conquista”, pontuou o secretário.
- Michael Farias
- Márcio José
O atual presidente do CMI, Márcio José de Brito, avaliou o trabalho desenvolvido na gestão 2023–2025. “Foi uma experiência muito importante. Aprendi bastante sobre o papel do presidente e do conselheiro. Nosso trabalho não acontece apenas nas reuniões: fiscalizamos instituições, ajudamos entidades a se regularizarem e orientamos famílias sobre os direitos previstos no Estatuto do Idoso. Muitos ainda desconhecem os direitos dos idosos, principalmente sobre o combate aos diferentes tipos de violência contra essa população. Então focamos nossa gestão em levar essas informações para a comunidade. Agora, com a nova gestão, continuaremos contribuindo”, disse Márcio José.
Representando o Abrigo Nosso Lar no conselho, Claudemira Silva Amaral Neta enfatizou a importância da participação da sociedade civil no fortalecimento de políticas públicas. “Para mim, é uma oportunidade de entender ainda mais as necessidades do idoso e contribuir com aquilo que for possível. Quero atuar especialmente na área da saúde mental dos idosos, um problema que tem crescido, muitas vezes, por causa do isolamento. Muitos idosos não sabem que têm esse espaço de convivência aqui, e precisamos divulgar esse serviço e trazer mais pessoas para participar”, afirmou a conselheira.
- Erick Francino
- Claudemira Silva
O conselheiro Erick Francino Rodrigues, representante da Associação Conquistense de Inclusão do Deficiente (Acide), também destacou sua expectativa com o início do mandato. “É um privilégio muito grande, principalmente sendo jovem, fazer parte desse conselho. É gratificante dedicar meu tempo e energia para representar pessoas que muitas vezes são esquecidas pela sociedade. Ainda estou estudando e pesquisando para definir como iniciar meu trabalho dentro do conselho, mas quero contribuir ativamente com esse público que já faz parte da minha rotina na Acide”, disse.
O Conselho Municipal do Idoso é composto, de forma paritária, por sete representantes titulares do Poder Público Municipal e sete da sociedade civil, além de seus respectivos suplentes. A relação completa dos membros pode ser consultada no Decreto nº 23.965, de 29 de outubro de 2025.



























