Em cerimônia realizada no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, tomaram posse nesta sexta-feira, 02, os novos membros do Conselho Municipal de Economia Solidária. A cerimônia contou com a participação do prefeito Guilherme Menezes, do secretário estadual de Planejamento, Sérgio Gabrielli, além de secretários municipais e outros representantes do poder público e da sociedade civil.

“É com muita alegria que nós estamos nesse momento festejando a posse da nova gestão do Conselho de Economia Solidária. Nosso município já é referência nessa área e a atuação do conselho contribui ainda mais para o crescimento do setor”, assegurou o prefeito municipal Guilherme Menezes. A Prefeitura desenvolve políticas públicas especiais para a Economia Solidária, colocando em evidência os artesãos.

A empreendedora Janete Fontes, assinando o termo de posse no Conselho

O Conselho Municipal de Economia Solidária é formado por 40 membros, sendo 20 conselheiros titulares e 20 suplentes; desses, 25% representam o Governo, os demais são eleitos, em plenárias, por grupos de representação da sociedade civil organizada. É o caso da empreendedora Janete Fonte, representante de uma associação de frivolitée bordado, que ocupa um dos cargos de gestão do conselho. “Nossa cooperativa já tem 5 anos, e nós temos muito a agradecer pelo apoio recebido da Coordenação de Economia Solidária e de toda a Prefeitura”, comentou.

O secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Eliabe Gouveia, salientou a importância da Economia Solidária para que homens e mulheres, por meio da habilidade manual, possam encontrar novas perspectivas de vida. “A Economia Solidária é um ramo que carrega uma filosofia própria de solidariedade, de autoestima e compreensão da participação popular na história. É um sinal de que o povo pode alçar grandes voos”, afirmou.

Mesma opinião tem o secretário estadual de Planejamento, Sérgio Gabrielli, que lembrou os princípios da Economia Solidária que, em sua opinião, é uma forma de transformação social. “Eu estou vendo isso acontecer aqui e agora, de forma muito precisa”, comentou o secretário, ressaltando a importância da atuação do Conselho que tem o poder de influenciar as ações de governo.

Nesse sentido, o coordenador de Economia Solidária, Geovane Viana, salientou o apoio que a Prefeitura Municipal vem dando aos empreendedores que optam pelo trabalho cooperativo. “A Economia Solidária tem uma história consolidada em Vitória da Conquista. Ações como o Banco do Povo e o Grupo de Economia Popular, aliadas a outras promovidas pelo Governo Municipal, criaram as bases para que hoje nós tivéssemos uma Economia Solidária tão forte”, assegurou.

A representante da Caixa Econômica Federal, Rute Dias, que também participou da cerimônia assegurou: “É motivo de orgulho para a Caixa fazer parte desse momento, porque a Economia Solidária combina com a Caixa. Eu não sou de Vitória da Conquista, mas dá orgulho fazer parte dessa cidade e desse movimento da Economia Solidária que faz o mundo mais justo”.