A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem realizado uma série de formação para além da área pedagógica. Prova disso é que cerca de 100 novos gestores escolares receberam orientações a respeito da manutenção e infraestrutura das escolas municipais e do funcionamento do sistema usado para organização dos serviços. O encontro, que aconteceu no Planetário Everardo Públio de Castro, foi dividido em duas turmas.

O coordenador de Infraestrutura da Smed, Maximiliano Alves, explicou que a formação é direcionada aos novos diretores eleitos no final do ano passado para o biênio 2024-2025, com o objetivo de orientar sobre o funcionamento da coordenação e do sistema utilizado. “A gente ensina a fazer os pedidos, o que eles querem, o que eles têm que fazer. A gente explica o que é gasto com o recurso PDDL, o que eles devem solicitar da nossa coordenação, como eles devem solicitar. A gente dá o nosso cardápio de serviços, e daí eles vão estar cientes de como pedir, o tempo que leva para cada serviço, que tem a parte de urgência e a parte que é programada. Eles vão ter toda essa ciência”, comentou Max.

A diretora administrativa da Smed, Grazielly Rocha, que representou o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, lembrou que esse serviço antes era feito através de uma autorização escrita ou por telefone. Hoje não, é no sistema. “Em qualquer lugar onde a diretora estiver e ficar sabendo que aconteceu alguma coisa de urgente na escola, ela entra com o login e senha dela e já manda para o sistema. O pedido é analisado por um profissional que já manda uma equipe, caso veja a necessidade da escola. Se for urgente, vai na hora, se for uma coisa que pode esperar, já coloca na programação. Então adiantou muito o serviço e organizou porque ficou uma parte agora toda automatizada”, comentou.

Para a diretora da Escola Municipal Lions Clube, Ioná Luzia Santos, essas capacitações são válidas. “Por mais que a gente já tenha uma experiência, muda algumas coisas como a questão da avaliação do que vai ser construído. Por mais que a escola continue utilizando o recurso do caixa escolar, eles vão ter um olhar mais de fiscalização, de avaliação. Eu acho que já partindo de alguns precedentes aí de problemas, é sempre bom”, opinou a gestora escolar.

Mais formações

Grazielly salientou a preocupação do Governo Municipal em levar capacitações para setores administrativos, citando, inclusive, as formações já realizados nestes dois primeiros meses de 2024: curso de atendimento ao público para o setor administrativo; curso de primeiros socorros para motorista, orientação sobre merenda escolar para as merendeiras da alimentação escolar. “Começamos o ano capacitando e, em março, a gente vai fazer com todos os diretores apresentando a diretoria administrativa para eles entenderem, porque o diretor da escola não é apenas um professor, ele é um administrador. Ele, por formação, tem a parte pedagógica e a Smed vai dar essas orientações e o suporte necessário para que eles possam gerir uma escola”, afirmou.