Esaú Matos
Postado em 26 de novembro de 2024 as 12:38:50
O Hospital Municipal Esaú Matos, mantido pela Fundação Pública de Vitória da Conquista, durante o novembro roxo, mês de sensibilização à prematuridade, reforça seu papel como referência em atendimento neonatal. Desde o início do mês são promovidas diversas ações intra hospitalar com foco na temática. Além disso, foi realizada uma exposição fotográfica, no Shopping Conquista Sul, para chamar a atenção da sociedade para esse assunto que é a principal causa de mortalidade infantil no mundo.
Uma das atividades foi a promoção de um momento de convivência entre famílias de bebês prematuros atualmente internados na UTI Neonatal e aquelas que já superaram esse momento desafiador. Durante o evento, marcado por emoção e troca de experiências, foi possível conhecer a história de Erleide Maria e seu filho João Felipe, que nasceu com apenas 29 semanas de gestação.
Na oportunidade, ela relembrou os 57 dias que João Felipe passou no hospital, entre a UTI, a Unidade Semi-Intensiva e o Alojamento Família Canguru. “Ele nasceu com 900 gramas e apenas 30 centímetros. Era tão pequeno que eu o chamava de ‘lagartixa’. Hoje, aos sete anos, é um príncipe saudável. Olhar para trás e ver tudo o que enfrentamos me faz sentir vitoriosa. Ele é o meu milagre, meu tudo”, conta emocionada.

Erleide Maria e seu filho João Felipe com profissionais do Esaú
O carinho pela equipe do Esaú Matos é evidente nas palavras de Maria: “O atendimento aqui foi fundamental. A equipe foi sensacional, desde as enfermeiras até a psicóloga e os médicos. Eu agradeço a Deus, em primeiro lugar, mas também sou grata a cada profissional que nos acompanhou. Até hoje mantenho contato com alguns deles, porque o carinho foi enorme.”
A mensagem de Maria para as mães que vivenciam o delicado momento da prematuridade é de fé e resiliência. “É uma luta diária, mas a vitória chega. O segredo é ter fé e confiar nos profissionais daqui. Cada pequena conquista é um passo rumo à superação. Os momentos difíceis passam, e a recompensa é ver o seu filho crescer saudável.”
O evento foi uma oportunidade para celebrar histórias de superação e destacar o compromisso do Hospital Esaú Matos com o cuidado humanizado e a excelência no atendimento. “Ao longo de todo o mês, promovemos diversas atividades voltadas para as famílias dos bebês prematuros. Nosso objetivo é reforçar a importância dos cuidados especiais que esses pequenos necessitam, além de oferecer apoio às famílias, especialmente às mães, que enfrentam momentos de grande angústia e aflição. Com isso, buscamos mostrar que, apesar dos desafios da prematuridade, é possível superá-los com fé, perseverança e suporte adequado”, destacou Izaura Cristina, integrante do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), que organizou as ações em parceria com a coordenação da UTI.









