Como parte da programação de prevenção ao câncer de próstata e de doenças crônicas, a exemplo de diabetes e hipertensão, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na noite de quarta-feira (26), um mutirão de atendimentos no Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae).

Cerca de 100 homens foram contemplados com a iniciativa, que contou com consultas nas áreas de urologia, nutricionistas, cardiologia, endocrinologia e clínica geral, além de atendimento odontológico, vacinação, testes rápidos e aferição de pressão arterial.

Na oportunidade, a diretora municipal de Atenção Programática e Especializada, Gabriela Patez, explicou que a escolha do horário teve como objetivo alcançar o maior número de pessoas. “Fizemos essa movimentação à noite entendendo que o público masculino em alguns momentos não pode participar durante o dia e, assim como no ano passado estamos vendo que o pessoal compareceu”. Ainda segundo a coordenadora é muito importante aproveitar o Novembro Azul para dar visibilidade à saúde do homem e trazer as ações realizadas na Rede Municipal de Saúde para mais perto das pessoas.

Entre os homens atendidos estava o tapeceiro Agnaldo Oliveira, que aprovou a iniciativa após a consulta com cardiologista. “O atendimento foi muito bom, o pessoal foi muito atencioso, o médico foi muito bom, eu gostei muito e estou feliz”. E o aposentado Wiltemberg Ferreira, completou: “Realizo essa avaliação anualmente ou quando surge uma necessidade. Já precisei ser medicado e hospitalizado devido a uma prostatite, mas obtive melhoras, por isso é muito bom prevenir e cuidar da saúde”, ressaltou ao informar que foi atendido pelo médico urologista.