Notícia Destaque
Postado em 22 de maio de 2019 as 06:33:04
A partir de agora, os 2.712 pacientes cadastrados no Ambulatório de Saúde Mental de Vitória da Conquista serão atendidos na sede própria do serviço. O novo equipamento foi entregue à comunidade na tarde desta terça-feira (21), em uma cerimônia que reuniu autoridades públicas e membros da sociedade civil.

O prefeito Herzem Gusmão e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Monalisa Barros, descerraram a placa de entrega do novo equipamento
“Eu acho essa novidade muito importante para a sociedade de Vitória da Conquista, inclusive eu, que faço parte do tratamento psiquiátrico”, avalia Sivaldo de Jesus, que há 13 anos é usuário do Ambulatório. Além disso, ele conta o seu progresso ao longo desse tempo: “Eu estou sentindo uma melhora, graças a Deus. ‘Ai de mim’ se não é essa unidade para acolher a gente. Muito importante [o atendimento] pelo SUS, a gente não tem condições de pagar uma consulta particular.” E conclui: “e parabéns para o prefeito Herzem Gusmão e todos da comitiva.”

Também participaram da cerimônia o ex-secretário de Saúde, José Raimundo (Juka) Fernandes; a coordenadora de Saúde Mental, Thayse Fernandes; o procurador-geral do Município, Murilo Mármore; a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira; e a técnica responsável pelo Ambulatório, Lorena de Oliveira
De acordo com o prefeito, o Governo tem desempenhado um trabalho de zelo com Complexo de Saúde (Cemae), onde está localizada a nova sede do equipamento. “Estamos trabalhando para promover uma restauração, e essa entrega é extraordinária. No momento em que estamos trabalhando com a filosofia de humanizar e abandonar os manicômios. E, portanto, isso aqui é um estágio importante para evitar um agravamento nos problemas de saúde mental”, destaca Herzem Gusmão.

Para Sivaldo de Jesus, a nova sede do Ambulatório não é uma conquista apenas dos usuários, mas de toda a sociedade
Lorena de Oliveira, responsável técnica pelo Ambulatório de Saúde Mental, conta que são oferecidos aos usuários serviços médico, psicológico, farmacêutico e de enfermagem. O número de atendimentos varia de 50 a 80 pacientes por dia. “Com a nova estrutura, o paciente vai entender que o serviço foi criado realmente para ele, para a melhoria do atendimento; ele vai se sentir melhor acolhido”, afirma.

A equipe multiprofissional do Ambulatório de Saúde Mental atende, em média, de 50 a 80 pacientes por dia
O Ambulatório é responsável pelo atendimento especializado em saúde mental, abarcando pessoas que apresentam queixas e sintomas de sofrimento psíquico moderado e grave. Desde junho do ano passado, os pacientes transferidos do Hospital Crescêncio Silveira vinham sendo atendidos em uma sede temporária. Com as novas instalações, a Prefeitura garante a esses usuários melhores condições de atenção integral e atendimento multiprofissional, de forma ainda mais humanizada.







