Desenvolvimento Social
Postado em 7 de dezembro de 2024 as 08:30:59

A assistência social já realizou mais 214 mil atendimentos esse ano
O Dia Nacional da Assistência Social, celebrado em 7 de dezembro, marca a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) em 1993. A legislação foi um divisor de águas na história das políticas sociais do Brasil, consolidando a assistência social como um direito e garantindo proteção social aos cidadãos por meio de serviços, programas, projetos e benefícios que fortalecem as famílias e enfrentam vulnerabilidades sociais.
Somente este ano, em Vitória da Conquista, as equipes da assistência social já realizaram mais de 214 mil atendimentos. Esse dado reflete o compromisso do Governo Municipal com a execução e promoção da política de assistência social no município. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, essa data é uma oportunidade de reafirmar o compromisso da gestão com pautas que impactam diretamente na vida das pessoas. “A LOAS é o alicerce da assistência social no Brasil, e essa data nos lembra a importância de continuar avançando e enfrentando os desafios para promover a dignidade e a qualidade de vida das pessoas”, apontou.
Os avanços na assistência social nos últimos anos incluem a ampliação de serviços, investimentos na infraestrutura e qualificação das equipes, além de ações voltadas para a descentralização dos atendimentos.
Investimento nas Unidades
Em 2024, a Prefeitura de Vitória da Conquista investiu significativamente na melhoria das unidades da assistência social. Entre as principais ações, destaca-se a construção da nova sede do Cras Pedrinhas, que atende mais de 4.600 famílias. A nova unidade foi fruto de um investimento de mais de R$1,7 milhão do tesouro municipal e servirá como modelo padrão para futuros novos Centros de Referência de Assistência Social.

Nova sede do Cras Pedrinhas
Outro destaque deste ano foi o Centro de Convivência Conquista Criança, que foi totalmente reformado e reestruturado. Agora, a unidade conta com uma estrutura moderna e acessível para atender crianças e adolescentes. A revitalização do espaço faz parte do programa Acolhe Conquista, lançado em maio de 2023, cujo objetivo é reforçar as políticas públicas de assistência social no município.
- Sala de inclusão digital do Conquista Criança
- Sala de Artes do Conquista Criança
E as pessoas idosas também foram beneficiadas pelas ações da assistência social. O Centro de Convivência do Idoso passou por uma revitalização que trouxe entre outras melhorias, uma sala de inclusão digital, que já está sendo utilizada para aulas de informática, facilitando o acesso da população da terceira idade à tecnologia.

A sala de inclusão digital do Centro de Convivência do Idoso já está sendo utilizada para aulas de informática
Enquanto isso, no Cras Vila América, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos passou por várias mudanças, garantindo um espaço mais acolhedor para as atividades comunitárias. Os investimentos não ficaram só na Zona Urbana. Na Zona Rural, foram feitas revitalizações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Caiçara, Itapirema e Inhobim.
- SCFV do Vila América
- SCFV de Caiçara
Suas mais perto das pessoas
Um dos principais esforços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) nos últimos anos tem sido a descentralização dos atendimentos, ampliando o acesso da população aos serviços da assistência social. Desde que os atendimentos do Cadastro Único passaram a ser realizados nos Cras, no Centro de Convivência Conquista Criança, nas Subprefeituras das Zonas Rurais e na Prefeitura da Zona Oeste (PZO), os cidadãos têm encontrado mais facilidade para acessar benefícios como o Bolsa Família.
E foi buscando melhorar a qualidade dos atendimentos e fortalecer a estratégia de descentralização dos serviços que o Governo Municipal revitalizou o Posto Avançado do CadÚnico e do programa Bolsa Família na PZO. O equipamento passou por algumas modificações, contando agora com seis guichês de atendimento, a área administrativa com novos equipamentos eletrônicos, mobiliário, ambiente climatizado por aparelhos de ar-condicionado e fardamento para os servidores que trabalham no local.
- Equipe do Cadastro Único quando o posto de atendimento foi revitalizado
- Suas na Comunidade levou cerca de 11 mil atendimentos a população
Outro grande destaque deste ano foi o programa Suas na Comunidade, essencial para garantir a oferta de serviços às comunidades rurais e aos condomínios do Minha Casa, Minha Vida. Somente em 2024 foram feitas 42 ações, sendo 28 na Zona Rural e 14 na área Urbana, totalizando 11.008 atendimentos que beneficiaram diretamente 6.480 pessoas.
Suas fortalecido é Suas capacitado
A formação continuada dos profissionais da assistência social também tem sido uma das prioridades da gestão municipal. Neste ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu diversos cursos e capacitações, visando aprimorar a qualidade do atendimento prestado à população.
Um dos destaques que acontece todos os anos é o Curso Introdutório à Política de Assistência Social. O curso é voltado para os novos servidores da rede socioassistencial e tem como intuito aprimorar a formação dos agentes institucionais que compõem a Rede de Proteção Social do município, contribuindo com a qualificação dos profissionais envolvidos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas Organizações da Sociedade Civil (Oscs), Conselhos Tutelares, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselhos de Direitos e demais atores que integram a Rede Socioassistencial.
- Encerramento do ciclo formativo para os profissionais do Suas
- Quinta turma do curso de introdução à Política de Assistência Social
Também é preciso pontuar que o ciclo formativo “Educação Permanente no Fortalecimento Institucional do Suas” ocorreu ao longo de todo ano de 2024, capacitando gestores e trabalhadores da assistência social e fortalecendo o funcionamento das unidades. A formação contou com a participação de profissionais que são referências nacionais no campo da assistência social, como a professora Abigail Torres e Ana Lígia Gomes.
Gestão e trabalho
Todos esses avanços só são possíveis graças ao trabalho comprometido dos profissionais que atuam na assistência social. A diretora municipal de Assistência Social, Irlane Gomes, destacou a importância da equipe para o sucesso das políticas públicas no município. “As equipes da rede socioassistencial desempenham um papel essencial na garantia de proteção social e de direitos de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. Elas atuam em diversas frentes, como na acolhida, planejamento e execução de ações, articulação com outras políticas públicas e defesa de direitos. Além disso, monitoram e acompanham continuamente as famílias atendidas, buscando promover autonomia, fortalecer vínculos familiares e comunitários e dirimir as desigualdades sociais”, afirmou.
- Irlane
- Deusiana
A assistente social do Creas Novo Olhar, Deusania Rodrigues, contou que decidiu cursar serviço social após ter uma experiência trabalhando em um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desde então, ela se formou e acumulou oito anos de trabalho na assistência social, onde passou por unidades como Cras e Creas. De acordo com ela, ser assistente social é um trabalho desafiador, mas muito gratificante. “Essa é uma área que eu amo muito. Encontramos muitos desafios todos os dias, mas, ao mesmo tempo, é muito gratificante ter o retorno das pessoas nas intervenções que realizamos”, relatou.