Cultura
Postado em 7 de janeiro de 2024 as 08:02:07
O colorido vibrante das roupas, os versos populares entoados e o som produzido pelos pífanos, pandeiros, tambores e gaitas anunciavam, na noite deste sábado (6), o início do tradicional Encontro de Ternos de Reis, no Natal Conquista de Luz.
Formados por mulheres e homens de diferentes idades, três grupos fizeram o público, na Praça Tancredo Neves, festejar a cultura popular. Foram eles: “Os Netos de Guena”, do povoado de Itaipu; “Terno das Rosas”, de José Gonçalves; e “São Sebastião”, do povoado Rancho Alegre.

Leônidas e a nova geração do terno de reis, nela, destaque para Heloísa, porta-bandeira
“Queria parabenizar a Prefeitura por esse cuidado de trazer a gente, principalmente nós que somos da zona rural, para apresentarmos nossa cultura aqui na cidade”, agradeceu o mestre reiseiro, Leônidas Bonfim, que há mais de quatro décadas canta reis, anunciando o nascimento do menino Jesus.
Nesta apresentação de encerramento, Leônidas esteve acompanhado também dos sobrinhos, como “uma forma de passar para as novas gerações a importância dos ternos”. Entre eles, estava a estudante Heloísa da Silva. Aos 10 anos, ela afirma querer levar a tradição familiar à frente. “É muito bom participar. Eu gosto muito”, disse.
- Dolores Ribeiro
- Izabel, Júlio César, Enzo e Liz
É “desde nova”, como afirmou, que a mestre reiseira Dolores Ribeiro participa da folia de reis. O gosto era tanto que ela fez questão de reativar o Terno das Rosas. “O pessoal convidou a gente para cantar umas cantigas de roda, aí eu convidei elas para cantar o reis de novo e elas toparam”, disse Dolores. Desde então, lá se vão 15 anos encantando a todos por onde passam.
Pessoas como o casal Izabel Rocha e Júlio César Mares, que fizeram questão de levar o sobrinho Enzo e a filha Liz para que eles já criem essa memória sobre a cultura local dos ternos de reis. “Esse momento é muito importante para a manutenção da nossa cultura para as nossas crianças, ainda mais que vivemos no meio de tanta tecnologia”, destacou.
Mesmo com o Encontro de Ternos de Reis encerrando a programação cultural do Natal Conquista de Luz, é preciso lembrar que a iluminação natalina segue acesa até este domingo (7).