Gestão e Inovação
Postado em 18 de dezembro de 2025 as 16:30:03
O Núcleo de Atenção à Saúde e de Segurança no Trabalho (Nast) encerrou nesta tarde (18), o grupo de treinamento do projeto “Servir de Exemplo” com servidores de Recursos Humanos (RH), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo era desenvolver habilidades específicas com relação à gestão do trabalho, relacionamentos interpessoais, comunicação não violenta e a identificação de emoções.

Projeto “Servir de Exemplo”
A psicóloga Verbênia Ribeiro, responsável por conduzir o grupo, explicou: “As rotinas intensas de trabalho muitas vezes acabam interferindo na percepção para com o colega e na própria percepção também de si frente às demandas de trabalho de uma forma geral. Com temáticas para que a pessoa pudesse entender o próprio perfil comportamental e profissional e o do colega, estratégias para melhor gestão dos conflitos que foi pautado na identificação e na melhor gestão das emoções. Para que os servidores possam retornar aos seus postos de trabalho, identificando qual o sentido desse trabalho na vida de cada um e também estabelecendo estratégias de cooperação para com a equipe”.
Verbênia ainda avaliou os impactos positivos da atividade: “Essas ações de cuidado refletem a preocupação para com os colaboradores e com cada servidor público municipal. São ações que visam o acolhimento e o entendimento de como é o trabalho na ótica de cada servidor. Assim a gente cria um ambiente mais saudável e traz também as possibilidades, a construção de ferramentas para que eles possam gerir o seu trabalho de forma mais funcional e confortável, adequando o que precisa ser adequado e trazendo também mais saúde”.
- Verbênia
- Regina
Regina Santiago, há seis anos na SMS, relatou que essa foi a primeira experiência com um grupo dedicado a refletir sobre saúde no trabalho e elogiou a experiência: “Foi um olhar bem carinhoso da gestão, em parceria com o Nast, para o servidor, que está ali na ponta, servindo os servidores e a comunidade. A temática que mais me chamou atenção foi a comunicação não violenta, porque a gente passa mais tempo no nosso trabalho do que em casa com a nossa família. Você tem que estar bem, na saúde mental e na convivência para fazer do nosso ambiente de trabalho um lugar saudável. Foi de grande proveito mesmo, tanto para a questão organizacional quanto para a nossa vida pessoal e profissional”.










