Aconteceu na manhã desta sexta-feira (16), a última reunião do grupo terapêutico ReconheSer: o transmutar feminino na fase do climatério. O grupo é uma iniciativa do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), órgão ligado à Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), que atende os servidores municipais.

Climatério é o período de transição fisiológica do período reprodutivo para o não reprodutivo na mulher. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério. “O objetivo da formação do grupo pelo Nast foi trabalhar a conexão com o feminino nessa fase e promover o autocuidado, além da troca de experiência das participantes”, é o que declarou a psicóloga responsável, Leila Lopes.

O grupo ReconheSer teve início no mês de março deste ano, sendo realizado um total de 16 encontros que aconteciam uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, no auditório do Nast. A terapia foi mediada pelas psicólogas Leila Lopes e Verbênia Vieira e contou com o apoio de Cida Ferraz, diretora da Floricultura Japonesa.