Educação
Postado em 24 de setembro de 2022 as 10:46:26
A Prefeitura tem garantido mais investimentos na educação para os moradores da zona rural, a fim de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino público em todo o município, que superou, mais uma vez, as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tanto nas séries iniciais como nas finais do ensino fundamental. Dos 17 maiores municípios da Bahia, apenas três alcançaram ou superaram a meta, e Vitória da Conquista é o primeiro colocado.
Com esse pensamento, nesta sexta-feira (23), a prefeita Sheila Lemos cumpriu uma agenda de atividades em algumas escolas rurais, ao lado do secretário municipal de Educação, Edgard Larry, para a entrega de bicicletas aos alunos, vistoria em obras de reforma e visita a uma exposição.
Povoado de Jeribá – A primeira visita foi à Escola Municipal Fazenda Jeribá, povoado situada nos limites do distrito-sede e próximo ao limite com o município de Barra do Choça. Lá, a prefeita fez a entrega de bicicletas que vão facilitar o acesso dos alunos à escola. “Nós temos tido esse cuidado, principalmente com os nossos alunos que têm maior dificuldade de acesso às escolas da zona rural e temos que prover essas condições”, afirmou Sheila.
Morador do povoado, Juracy Gonçalves, pai do aluno Allan Patrick, de 8 anos, afirmou que isso vai melhorar a ida do filho para a escola. “Ajuda demais, porque ele já tinha vontade de ter uma bicicletinha e, graças a Deus, agora está tendo. Vai facilitar a vinda dele pra escola, porque é pertinho e pode vir sossegado”, disse.
De acordo com o secretário de educação, há também o projeto de reforma da escola para que nos próximos meses esteja em condições mais adequadas de atendimento aos alunos que estudam na unidade.
Cabeceira do Jiboia – A segunda visita foi à Escola Municipal Domingos de Oliveira, onde a prefeita vistoriou o andamento da reforma geral da unidade escolar que, neste momento, está em fase de instalação da cobertura no pátio e revestimentos nas salas de aula. Também já foi construída uma sala para os professores.
A escola integra o Círculo Escolar Integrado (CEI) de Limeira e atende 465 alunos da Educação Infantil à de Jovens e Adultos (EJA). A reforma está sendo feita com recursos próprios do município. “Estamos fazendo uma reforma grandiosa e também teremos, nos próximos meses, o desenvolvimento de um projeto que vai tornar essa escola uma referência na região”, afirmou Larry.
A prefeita ressaltou que todas as ações realizadas na educação do município, desde o início do mandato, têm refletido na evolução nos índices do Ideb. “Fazemos treinamentos com o quadro de profissionais, procuramos reformar as escolas, trazer equipamentos, novas tecnologias e a gente vem acompanhando tudo isso. Prova disso é a nossa nota no Ideb ter sido alcançada e, mais do que isso, superamos e muito a meta que nos foi imposta pelo Ministério da Educação. É uma alegria enorme saber que hoje Vitória da Conquista tem uma escola que realmente ensina”, pontuou.
Homenagem a Eulálio Leite – A última visita do dia foi à Escola Municipal Eulálio Leite, onde a prefeita participou de uma exposição em homenagem ao educador que dá nome a escola, com a presença dos familiares e dos alunos que estudam na unidade. No evento, Sheila destacou a importância de se respeitar a história, a família e levar o legado para as novas gerações. “Fico feliz de estar aqui hoje homenageando a família Leite, principalmente a pessoa que teve a visão de educador e fez história nesse distrito”.