As comemorações em homenagem a Vitória da Conquista neste sábado, 9 de novembro, também foram abrilhantadas pelo Museu Vivo, montado na Casa Régis Pacheco, com personagens que marcaram a história da cidade. Entre eles, José Gonçalves da Costa, Príncipe Maximiliano Fernandes, Sinhá e o Índio Mongoió. O Museu foi uma realização do Projeto Escola Mais.

Quem visitou a Casa Memorial Régis Pacheco também pôde conferir a exposição “Um novo olhar sobre a história da educação de Vitória da Conquista”. A exposição fez uma retrospectiva do setor no município com fotos das primeiras escolas, secretários, alunos e professores que mais se destacaram.

Zélia Barros e sua neta

No centro do Memorial, também foi possível reviver lembranças com a exposição do Museu Pedagógico. Nela, foram expostas fotos, carteiras utilizadas nas escolas do século XX, mimeógrafo, máquinas de escrever entre vários outros objetos que encantaram gerações, como a costureira Maria Zélia Barros e sua neta de 8 anos. “Estou gostando muito. É uma forma de passar para minha neta um pouco história da nossa cidade e da minha história também”, contou a visitante.

[nggallery id=93]