Desenvolvimento Rural
Postado em 17 de novembro de 2018 as 05:00:37

Já foi a feira comprar mandioca para comer no seu café da manhã, ou aquela farinha para misturar no feijão meio-dia, ou talvez um avoador para um bom lanche? Mesmo que não goste de alguns desses alimentos, certamente você utiliza outro produto derivado da mandioca.
E pensando em melhorar a qualidade e a produtividade dessa raiz para o consumo dos conquistenses e visitantes é que a Prefeitura de Vitória da Conquista está implantando um campo de multiplicação de manivas melhoradas no povoado de Itaipu.
Na localidade, o Governo Municipal selecionou o agricultor familiar Givanildo Teixeira Novais para cultivar as variedades Sergipe e Poti Branca – a última lançada no Dia de Campo de 2017. Esta semana, o produtor rural recebeu as mil mudas, que serão produzidas com o acompanhamento dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
“O agricultor vai plantar essas mudas e ele, por meio da assinatura de um termo, vai se comprometer a distribuir 70% das manivas produzidas por ano. Com isso, em pouco tempo, a gente vai conseguir introduzir variedades melhores e também mais saudáveis no cultivo da mandiocultura aqui em nosso município”, explicou o coordenador de Promoção Agropecuária, Eduardo Castro.

Técnicos da Agricultura, professores da Uesb e agricultor de Itaipu
Genivaldo elogiou a parceria com a Administração Municipal e falou da motivação em participar do projeto: “Temos dado início a caminhada belíssima com a Secretaria de Agricultura que vem nos ajudando no quesito técnico. Começamos há pouco tempo a ter esse acompanhamento que já vem nos dando um grande resultado nos ensinamentos de como trabalhar e na qualidade de manivas. E o melhoramento dessas mudas vem trazendo um incentivo maior para o pessoal de Itaipu. Estamos muito motivados”.
Antes da implantação, a Secretaria de Agricultura, junto com professores do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), passou instruções sobre o cultivo da mandioca para agricultores do povoado. “Desde o ano passado estamos realizando algumas reuniões com produtores em diversas localidades do município e desses encontros surgiu a necessidade de tentar revigorar as variedades que são cultivadas na região e introduzir novas variedades”, declarou o professor Anselmo Elói Viana.
Devido à parceria com a Uesb, a Prefeitura recebeu, gratuitamente, as mudas do projeto do Governo Estadual denominado Reniva – Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária.
Segundo o professor, atualmente a produção de maniva de boa qualidade já está espalhada em outros estados do Nordeste. As mudas são produzidas em laboratório no Instituto Biofábrica de Cacau (IBC). “As mudas estão isentas de contaminação, então não há nenhuma praga ou doença nesse material. O projeto é uma tentativa de melhorar a qualidade dessas manivas e esperamos que essas variedades contribuam no aumenta da produtividade”, desejou o docente.







