A Central de Interpretação de Libras (CIL) inaugurou na noite dessa quinta-feira (24) a Mostra Cultural “Libras em Cena”, em homenagem aos 23 anos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Brasil. O evento, que ocorreu no foyer do Planetário Professor Everardo Públio de Castro, reuniu a comunidade surda de Vitória da Conquista, além de participantes de Brumado, Itambé e Barra do Choça.

Além de celebrar a história da Língua Brasileira de Sinais, a Mostra aborda também o compromisso da Secretaria Municipal de Educação (Smed), através da CIL, com a inclusão e valorização da comunidade surda de Vitória da Conquista e de outros municípios. Para palestrar sobre o assunto foi convidado o professor, artista e ator Elinilson Soares, que abordou o tema do protagonismo surdo e suas representações na sociedade.

Durante a cerimônia, foram realizadas homenagens a duas figuras emblemáticas da história da comunidade surda em Vitória da Conquista. Magna Prado de Oliveira, reconhecida por sua contribuição ao movimento surdo em busca de políticas públicas na educação e Ronaldo Souza Ramos, representado por Gabriel Oliveira, o primeiro surdo atleta de futebol da cidade, que fez história em 1970.

O secretário Municipal de Educação, Edgard Larry, parabenizou a CIL pelo evento e destacou a relevância da educação inclusiva. “Os surdos possuem uma capacidade enorme de entender e interagir através da Libras. No município, temos um ponto de inclusão na Escola Municipal Frei Serafim, que é uma referência na educação dos surdos”, afirmou Larry.

A presidente da Associação dos Surdos de Vitória da Conquista, Rita de Cássia, ressaltou a importância do movimento surdo na cidade. “É fundamental reconhecer o trabalho da CIL na promoção de serviços para a nossa comunidade”, declarou Rita.

A programação da Mostra Cultural “Libras em Cena” continua nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, com uma Oficina sobre a arte na cultura surda, ministrada novamente por Elinilson Soares. Essa oficina promete aprofundar a discussão sobre a expressividade artística na comunidade surda e como a cultura se entrelaça com a Língua de Sinais.