Desenvolvimento Social
Postado em 7 de julho de 2025 as 08:37:51 e atualizado em 8 de julho de 2025 as 10:24:22

Suas na Comunidade promove o acesso de diversos serviços à população da comunidade quilombola do Boqueirão
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou mais uma edição do programa Suas na Comunidade, neste domingo (6). Desta vez, foram beneficiados moradores da comunidade quilombola do Boqueirão, localizada no distrito de José Gonçalves.
Durante a ação, realizada no campo de futebol da localidade, a população teve acesso descentralizado aos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), de Habitação de Interesse Social, Desenvolvimento Rural, Ouvidoria Municipal e políticas transversais, como Igualdade Racial e Política para Mulheres. Além disso, foram ofertados atendimentos da Defensoria Pública do Estado (DPE) e atividades culturais, como uma oficina de capoeira voltada ao público infantil, fortalecendo o vínculo comunitário e o acesso a direitos.
- Cadastro Único
- Habitação
- Desenvolvimento Rural
- Política para Mulheres
- Oficina cultural
- Área de lazer
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, ações como essa aproximam os serviços dos grupos prioritários da assistência social. “O Suas na Comunidade surgiu do compromisso da gestão de cuidar das pessoas. Com esse trabalho, o Governo Municipal consegue chegar mais próximo das famílias garantindo o acesso a atendimentos de diversos serviços de forma descentralizada. Cada vez mais, a Prefeitura vem ampliando essa atenção com a zona rural e enfatizando também os públicos prioritários da assistência social como as famílias quilombolas que residem aqui nesse território”, pontuou Michael.
- Michael Farias
- Ricardo Alves, da Coopir, e Gleisse Cruz, do Cras Rural
O Suas na Comunidade é um programa municipal que tem o objetivo de descentralizar os atendimentos da rede socioassistencial em localidades com grande extensão territorial e elevada vulnerabilidade social, como áreas rurais e condomínios do Minha Casa, Minha Vida. Para tornar ações como essa possíveis, o Governo Municipal atua por meio da articulação entre o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Rural, que atende todo o território rural do município, e a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (Coopir), que mobiliza diversas secretarias e entidades em defesa dos direitos dos povos tradicionais. Para o coordenador da Coopir, Ricardo Alves, a iniciativa reafirma o papel do poder público na promoção da equidade racial. “Descentralizar serviços para as comunidades quilombolas é algo muito importante, porque assim a assistência social reconhece esse tratamento equânime que os povos tradicionais devem sempre ter. Com isso, a gestão municipal reafirma o compromisso de melhorar a vida das pessoas”, afirmou Ricardo.
A mobilização da comunidade para a realização do evento contou com o apoio do presidente da Associação Comunitária Remanescente de Quilombo do Boqueirão, Jovelino Batista, e do agente comunitário de saúde, Izaulino Nere. Segundo Jovelino Batista, é fundamental que as ações continuem acontecendo no território quilombola. “Foi muito bom esse trabalho para facilitar os atendimentos para o pessoal da zona rural. Tem gente que pode pagar uma passagem para Conquista, mas muitos outros não conseguem. Eu achei esse projeto muito bom. Participei da reunião com o Governo e falei para eles que eu fiquei muito alegre com esse projeto nas outras edições e que ele deveria voltar para a comunidade de Boqueirão”, contou Jovelino.
- Jovelino Batista
- Izaulino Nere
- Agnor Nolasco
- Fabiana dos Santos
Já o agente comunitário de saúde, Izaulino Nere, ressaltou que a realização da ação na comunidade contribui para diminuir os desafios enfrentados diariamente pela população do Boqueirão. “Isso é muito importante porque a nossa comunidade é muito distante de Vitória da Conquista e até mesmo de José Gonçalves, nem transporte tem para ir para José Gonçalves. Então, esse atendimento ajuda muito a nossa comunidade a resolver os seus problemas. Está de parabéns esse pessoal que faz esse trabalho nas comunidades quilombolas”, parabenizou seu Izaulino.”Eu só tenho a agradecer por o Suas estar aqui. É uma satisfação ter a equipe aqui nesse campo de futebol que também é obra da Prefeitura”, reforçou Agnor Nolasco, que também é líder comunitário do Boqueirão.
Entre os beneficiados pela ação esteve a moradora Fabiana Anjo dos Santos, que vive no Boqueirão desde que nasceu. Ela aproveitou a oportunidade também para cobrar demandas da comunidade através da Ouvidoria Municipal “É muito bom ter essa ação aqui. Para a gente conseguir atendimento aqui é muito difícil, o deslocamento até a cidade é complicado. O serviço vindo aqui torna tudo mais fácil para nós”, disse a moradora.







































