Notícia Destaque
Postado em 11 de janeiro de 2025 as 21:10:06 e atualizado em 14 de janeiro de 2025 as 17:29:33

Ambulantes ocupando novo espaço na Praça da Bandeira
A chuva da tarde deste sábado não atrapalhou a realocação das 62 barracas da Praça da Bandeira que estavam situadas em frente às lojas, no entorno do espaço, enquanto a Prefeitura executava a requalificação da praça. A mudança começou às 14h, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep).
Graças à requalificação, o espaço recebeu calçamento elevado, rampas e piso de acessibilidade, além de sinalização adequada, garantindo mais dignidade aos trabalhadores e acesso facilitado aos pedestres.
“ Estamos entregando a primeira etapa de requalificação nessa que é uma das praças mais tradicionais de Vitória da Conquista, um cartão postal da nossa cidade. É um sonho antigo dos comerciantes que está se tornando realidade”, explicou o secretário da Sesep, Luís Paulo Santos.

O secretário Luís Paulo acompanhou todo o processo de mudança
As melhorias na Praça da Bandeira fazem parte de um projeto maior de requalificação de todo o Centro comercial de Vitória da Conquista, que iniciou na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, com obras de drenagem na Travessa dos Artistas e construção da Estação Herzem Gusmão, na Avenida Lauro de Freitas.
“Nessa época, a gente precisou realocar os camelôs da Travessa dos Artistas aqui para a Praça da Bandeira, ocupando o estacionamento que existia aqui. Mas quando chovia, a água molhava as mercadorias e a pedido dos próprios ambulantes, a Prefeitura realizou esta obra que estamos entregando agora”, disse o gerente de Posturas, Joelson Moreira.
Lisandra Dias da Silva, que trabalha como ambulante na Praça da Bandeira há 20 anos, avaliou a obra da Prefeitura como muito importante para ela e para os outros 65 trabalhadores que tiram o sustento de suas famílias daquele espaço. “Eu tenho 20 anos aqui, mas tem pessoas com 30 anos ou mais na Praça da Bandeira, na Travessa dos Artistas. Nossa renda familiar vem daqui, da barraca, como ambulante. E essa padronização na Praça da Bandeira vem a calhar, porque, como a gente fica na calçada, às vezes prejudica os lojistas, não é legal para eles, não é legal para a gente. E agora a gente se sente reconhecida por fazer parte desse Centro há tanto tempo”.
- Lisandra
- Daniela
Quem também agradeceu pela organização de seu espaço de trabalho foi a ambulante Daniela Silveira, que também trabalhava na Travessa dos Artistas e agora ganhou um ponto organizado e seguro para poder fazer suas vendas com tranquilidade. “Eu quero agradecer à Prefeitura por ter elevado o piso. E estamos aguardando agora as barracas padronizadas para ficar mais bonito, porque tem muita gente que gosta de comprar em nossas barracas, e, por isso, elas precisam estar bem bonitas para receber nossos clientes”, explicou.
Segundo Luís Paulo , a Sesep já está concluindo o projeto para abrir o processo de compra das novas barracas, a fim de concluir a segunda etapa da requalificação. “Ainda não está 100%, mas já percebemos a satisfação dos comerciantes aqui da praça por este momento tão aguardado e sonhado por eles”.
Matéria relacionada: