Esaú Matos
Postado em 15 de março de 2024 as 16:15:38
Na manhã desta sexta-feira (15), o Hospital Municipal Esaú Matos realizou um evento especial em homenagem ao Mês da Mulher, dedicado às mães cujos bebês estão internados na unidade de terapia intensiva neonatal. Organizado pelos setores de Práticas Integrativas e Psicologia, o encontro proporcionou um café da manhã onde as mães puderam se reunir e fortalecer vínculos em meio às suas jornadas desafiadoras.

Além de celebrar a força da mulher, o evento teve como objetivo oferecer apoio emocional e acolhimento às mães que enfrentam um momento delicado, que é a internação dos seus bebês recém-nascidos. Essas ações comemorativas visam não apenas reconhecer a força e a dedicação das mães, mas também proporcionar um ambiente de suporte e compreensão durante esse período tão sensível.

De acordo com a psicóloga Luciana Luz, quando uma mãe recebe a notícia de que seu filho precisará de cuidados intensivos na UTI neonatal, é comum que ela se sinta extremamente sensibilizada. Nesse sentido, “o trabalho da Psicologia é acolher, a priori, essas mães com sua dor, com seus medos, com suas fantasias, e na medida que o tempo vai passando, acompanhando diariamente, de preferência, para que elas possam enfrentar esse momento que é tão difícil na vida delas e na vida dos bebês.”
Ainda segundo ela, “o apoio psicológico oferece uma oportunidade para que as mães e as famílias possam expressar suas expectativas e preocupações, ajudando-as a lidar com a realidade da situação e a encontrar esperança”.
É o que afirma Nathaly Sousa, mãe de Nayla Vitória. Depois de mais de um mês de internação, ela conta que as ações da equipe foram fundamentais para ela superar esse momento difícil. “Não é fácil aguentar tudo isso aqui só. Mas quando você sabe que tem uma equipe te apoiando, te ajudando, é tipo um alívio. Alívio eu poder ter alguém pra contar”, destacou ela.









