Cultura
Postado em 1 de outubro de 2018 as 18:23:28
Nessa quinta-feira (27), aconteceu no auditório do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Vitória da Conquista (Sincomercio), o 2º Fórum Conectour. O evento teve o propósito de promover um diálogo sobre as potencialidades turísticas da região sudoeste da Bahia.
Participaram da abertura do evento a Secretária Municipal de Cultura, Turismo Esporte e Lazer, Tina Rocha e também o Chefe do Gabinete Civil, Marcos Ferreira. Ambos representantes do Conselho Municipal de Turismo.
Para Marcos, a participação de membros do executivo municipal no evento é determinante para identificar o potencial turístico da cidade: “discutiremos alternativas e parcerias, para a realização de grandes eventos. A cidade está se desenvolvendo e até a entrega do novo aeroporto, o conselho já deverá estar atuando, para que dê bons frutos no futuro”.
Sobre o papel do poder público na geração de emprego e renda, o secretário explicou que “a prefeitura municipal tem se empenhado em fomentar a cultura regional, através do uso dos espaços públicos e por meio de parcerias público privadas, para assim mostrar o que a cidade tem de melhor. Pudemos ver isso recentemente nos eventos Conquista Moto Rock e no Festival de Inverno, que a Prefeitura Municipal apoiou e que trouxeram um grande retorno à economia local”.
Para a Secretária Tina Rocha, o governo municipal tem desenvolvido projetos, entre várias secretarias, voltados principalmente para o desenvolvimento econômico e social. “Vitória da Conquista tem um grande potencial turístico. As questões relacionadas à Cultura, o Turismo e Lazer são pontos estratégicos, uma vez que estes setores compreendem uma grande parte das atividades comerciais”, explica a secretária.
A instrutora de Educação do Serviço Nacional do Comércio (Senac) e realizadora do evento, Luciana Cotrim, relata que a presença do Conselho Municipal é imprescindível para um maior entendimento sobre o turismo. “Além dos representantes do poder público municipal, participam alunos e professores do curso (de turismo), além de empresários e a sociedade civil. Estamos engajados com essas ações para que possamos fazer parcerias e trocar experiências”, conta a instrutora.