Os membros atuarão durante o biênio 2013-2015

Tomaram posse na tarde desta sexta-feira, 5, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS). A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Gabinete Civil.

Criado pela Lei nº 1890, de 25 de abril de 2013, o conselho tem como objetivo promover, entre outras coisas, o desenvolvimento sustentável do município, assegurando a participação de representações dos diversos segmentos sociais e movimentos na discussão e elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável. Compete também à instituição a formulação e a proposição de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Segundo o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, os conselhos são espaços nos quais são manifestos os desejos, as satisfações e também as insatisfações da sociedade civil. “Cabe ao poder público criar meios para a participação igualitária dos diversos segmentos que compõem a sociedade, e os conselhos cumprem esse papel”, completou.

O conselho, com 29 membros, entre titulares e suplentes, tem 1/3 da sua composição formada por representantes do poder público e 2/3 por instituições representativas da sociedade civil. O representante dos Movimentos Populares, José Ronaldo Silva, disse estar orgulhoso em fazer parte do conselho e ajudar na busca de melhorias para Vitória da Conquista.

O vice-prefeito, Joás Meira, falou da atuação dos conselhos municipais em Vitória da Conquista. “No município existem muitos conselhos, todos eles autônomos e independentes, que fazem proposições, fiscalizam, e são fatores balizadores e organizadores das ações que o município desenvolve”.

O vereador Júlio Honorato, eleito vice-presidente do CMDS, destacou a presença da Câmara Municipal de Vereadores nos trabalhos. “A nossa representação em nome da Câmara de Vereadores significa a discussão constante da Casa nos debates mais importantes do município”.