Meio Ambiente
Postado em 4 de junho de 2014 as 15:44:06
Encerrando os seminários temáticos da Semana Municipal do Meio Ambiente, realizados nessa terça-feira, 3, no Teatro Glauber Rocha, a última mesa redonda da tarde tratou do licenciamento ambiental. Estiveram palestrando sobre o tema a coordenadora municipal de Licenciamento Ambiental, Ione Braga, e o gerente do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Vitória da conquista, Jean Gusmão.
A palestra, que teve como público técnicos da área, estudantes universitários e representantes da comunidade em geral, também foi prestigiada pelo Superintendente Estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Celso Costa Pinto, pela Chefe do Escritório Regional, Ana Cacilda Reis e por demais membros da equipe do Ibama.
Na oportunidade, o superintendente falou sobre as responsabilidades do Ibama e das parcerias com os estados e municípios, elogiando o trabalho desenvolvido em Vitória da Conquista. “O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) é um exemplo para a Bahia, pois é um espaço de excelência e que tem uma equipe muito boa”. Celso Costa Pinto ainda falou da importância de eventos como esse: “A agenda ambiental é uma questão de sobrevivência que as futuras gerações vão cobrar da gente”, advertiu o superintendente.
Em sua palestra, a coordenadora municipal de Licenciamento Ambiental discorreu sobre a legislação específica do assunto e quais os passos o empreendedor precisa tomar para conseguir tirar a licença ambiental. Ione Braga ressaltou ainda o papel da sociedade na questão ambiental: “Não só o poder público tem o dever de estar defendendo e preservando o meio ambiente, mas a coletividade também tem este dever”, enfatizou.
A técnica também explanou sobre as competências do município no Licenciamento Ambiental e da participação na elaboração do Plano Básico Ambiental (PBA) do novo aeroporto de Vitória da Conquista. “Estamos acompanhando as discussões e todo o processo para instalação do aeroporto. Para escolha do novo equipamento foi feita a análise prévia de 18 áreas, pois para um empreendimento como esse tem que se ver todas as condicionantes ambientais”, explicou Ione.
Debatendo sobre as competências do Município e do Estado no que se refere ao licenciamento ambiental, o gerente local do Inema, Jean Gusmão, declarou: “Temos que aprender muito com o município de Conquista, pois já está muito bem adiantado”, certificou.
Recém-formado em Engenharia Florestal, Willyan Charles Batista, pretende seguir carreira pública e tem interesse na temática. “A palestra sobre Licenciamento Ambiental é a que eu tinha mais interesse em participar, principalmente porque essa é a área em que eu quero atuar”, comentou o engenheiro florestal.
Mais atividades – A programação da Semana Municipal do Meio Ambiente de Vitória da Conquista segue até a próxima sexta-feira, 6, proporcionando a participação de toda a sociedade.
Nessa quinta-feira, dia 5, acontece a Ação Social em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e as Oficinas do Módulo de Educação Ambiental, na Praça da Juventude, das 9h às 13h.
Para encerrar a Semana, no dia 6, às 8h, a Prefeitura Municipal preparou um mutirão de limpeza no Parque Urbano Municipal da Lagoa das Bateias, com toda a comunidade.