Encerrando os seminários temáticos da Semana Municipal do Meio Ambiente, realizados nessa terça-feira, 3, no Teatro Glauber Rocha, a última mesa redonda da tarde tratou do licenciamento ambiental. Estiveram palestrando sobre o tema a coordenadora municipal de Licenciamento Ambiental, Ione Braga, e o gerente do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Vitória da conquista, Jean Gusmão.

A palestra, que teve como público técnicos da área, estudantes universitários e representantes da comunidade em geral, também foi prestigiada pelo Superintendente Estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Celso Costa Pinto, pela Chefe do Escritório Regional, Ana Cacilda Reis e por demais membros da equipe do Ibama.

Superintendente Estadual do Inema, Celso Costa Pinto

Na oportunidade, o superintendente falou sobre as responsabilidades do Ibama e das parcerias com os estados e municípios, elogiando o trabalho desenvolvido em Vitória da Conquista. “O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) é um exemplo para a Bahia, pois é um espaço de excelência e que tem uma equipe muito boa”. Celso Costa Pinto ainda falou da importância de eventos como esse: “A agenda ambiental é uma questão de sobrevivência que as futuras gerações vão cobrar da gente”, advertiu o superintendente.

Coordenadora municipal de Licenciamento Ambiental, Ione Braga

Em sua palestra, a coordenadora municipal de Licenciamento Ambiental discorreu sobre a legislação específica do assunto e quais os passos o empreendedor precisa tomar para conseguir tirar a licença ambiental. Ione Braga ressaltou ainda o papel da sociedade na questão ambiental: “Não só o poder público tem o dever de estar defendendo e preservando o meio ambiente, mas a coletividade também tem este dever”, enfatizou.

A técnica também explanou sobre as competências do município no Licenciamento Ambiental e da participação na elaboração do Plano Básico Ambiental (PBA) do novo aeroporto de Vitória da Conquista. “Estamos acompanhando as discussões e todo o processo para instalação do aeroporto. Para escolha do novo equipamento foi feita a análise prévia de 18 áreas, pois para um empreendimento como esse tem que se ver todas as condicionantes ambientais”, explicou Ione.

Gerente local do Inema, Jean Gusmão

Debatendo sobre as competências do Município e do Estado no que se refere ao licenciamento ambiental, o gerente local do Inema, Jean Gusmão, declarou: “Temos que aprender muito com o município de Conquista, pois já está muito bem adiantado”, certificou.

Engenheiro Florestal, Willyan Charles Batista

Recém-formado em Engenharia Florestal, Willyan Charles Batista, pretende seguir carreira pública e tem interesse na temática. “A palestra sobre Licenciamento Ambiental é a que eu tinha mais interesse em participar, principalmente porque essa é a área em que eu quero atuar”, comentou o engenheiro florestal.

Mais atividades – A programação da Semana Municipal do Meio Ambiente de Vitória da Conquista segue até a próxima sexta-feira, 6, proporcionando a participação de toda a sociedade.
Nessa quinta-feira, dia 5, acontece a Ação Social em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e as Oficinas do Módulo de Educação Ambiental, na Praça da Juventude, das 9h às 13h.
Para encerrar a Semana, no dia 6, às 8h, a Prefeitura Municipal preparou um mutirão de limpeza no Parque Urbano Municipal da Lagoa das Bateias, com toda a comunidade.