Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 22 de agosto de 2024 as 16:10:05 e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 16:29:53
Na última quarta-feira (21/08), aconteceu, na sede da Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SMPM), uma oficina de manuseio e higiene de alimentos, como parte da programação da campanha nacional Agosto Lilás. A atividade foi promovida pela SMPM, em parceria com a Vigilância Sanitária, e contou com a presença de mulheres empreendedoras do município.
Dentre as temáticas discutidas, as participantes puderam ampliar seus conhecimentos acerca dos cuidados gerais para que o manuseio e higiene de alimentos esteja alinhado a ações de promoção à saúde e segurança alimentar, com base na Resolução-RDC nº 216/04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, cujo texto estabelece as boas práticas e condutas para quem presta serviço de alimentação.
A ministrante da oficina foi a inspetora sanitária e nutricionista, Adriana Prado, que, na oportunidade, salientou a importância da promoção da ação ao levar em consideração não só o aspecto técnico da atividade, mas também o impacto que produz na vida da mulher que encontra no empreendedorismo uma fonte de renda, autonomia e protagonismo. “É muito importante porque é uma ferramenta para a mulher sair do papel de submissão e assumir o papel de alguém que empreende, produz e gera renda para si ou para a família, além de ajudar a sair de situações de violência”, destacou a nutricionista.
Atenta a todos os tópicos abordados, a participante Misslene Oliveira, que deixou a carreira de técnica de enfermagem para empreender como confeiteira, frequenta a Sala da Mulher Empreendedora há pouco mais de seis meses e defende a importância deste tipo de ação. “É um aprendizado tremendo, já que precisamos saber de todos esses detalhes e cuidados no momento da produção de alimentos, sem contar que é uma chance de trazer mais qualidade para nossos produtos e melhorar nosso potencial”, declarou.
Agosto Lilás
A ação faz parte do conjunto de atividades realizadas pela SMPM para a campanha nacional Agosto Lilás, que, neste ano, celebra os 18 anos da Lei Maria da Penha. A iniciativa tem como objetivo viabilizar medidas de proteção e autonomia das mulheres e segue até o final do mês.
Confira a programação:
→ 24/08, às 9h – SMPM em movimento “Vozes sobre igualdade: Entendendo a Lei Maria da Penha”, na Lagoa das Bateias, para mulheres e meninas em geral.
→ 26/08, às 14h – Papo Ativo: “Vozes sobre igualdade. Entendendo a Lei Maria da Penha”, na Unidade Prisional, para homens em cumprimento de pena.
→ 27/08, às 14h – Papo ativo: “Vozes sobre igualdade. Entendendo a Lei Maria da Penha”, na Unidade Prisional, para homens em cumprimento de pena.
→ 30/08, às 8h – Papo ativo: “Vozes sobre igualdade. Entendendo a Lei Maria da Penha”, na EMURC – Usina de Asfalto, para homens.
→ 31/08, às 8h30 – SMPM em movimento “Vozes sobre igualdade: Entendendo a Lei Maria da Penha”, em Lagoa de Maria Clemência, para mulheres e meninas.













