Meio Ambiente
Postado em 27 de maio de 2021 as 19:16:31
A Mata Atlântica é considerada um dos mais biodiversos entre os biomas brasileiros. Sua riqueza desperta os mais variados interesses, desde os usos contemplativos, religiosos e culturais, até relações ecossistêmicas e econômicas das mais diversas. O dia 27 de maio é dedicado a este bioma.
Mas, o que é a Mata Atlântica? Segundo o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), corresponde às formações florestais, restingas, manguezais e campos de altitude presentes em 17 estados do Brasil, fazendo deste um patrimônio nacional, como estabelece a Constituição Federal.
Cobrindo cerca de 1.300.000km² (15% da área original), o bioma tem uma importância vital para os aproximadamente 120 milhões de brasileiros que vivem em seus domínios; onde são gerados cerca de 70% do PIB brasileiro. A ameaça às áreas protegidas na Mata Atlântica cresceu nos últimos anos, e a principal parte dos remanescentes da vegetação nativa se mostra vulnerável às ações humanas, especialmente aos desmatamentos e às queimadas. A constante ação predatória humana, a exemplo da extração de espécies da flora, tem causado danos na biota – conjunto de todos os seres vivos de uma região – e consideráveis perturbações ambientais. Vivem na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais, 261 espécies de mamíferos, 200 de répteis, 370 de anfíbios, 350 de peixes e 849 espécies de aves.
Em Vitória da Conquista, uma amostra deste importante fragmento florestal é preservada na Reserva Florestal do Poço Escuro, área que integra o Parque Municipal da Serra do Piripiri, importante Unidade de Conservação situada na região norte da cidade. Nela, estão localizadas as principais nascentes do Rio Verruga, que corta o município em direção à cidade de Itambé, compondo a bacia do Rio Pardo.







