Desenvolvimento Social
Postado em 12 de março de 2025 as 14:30:17

Ações do Março Mulher chegam ao distrito de São Sebastião
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rural realizou, nesta terça-feira (11), uma roda de conversa com as usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV) do distrito de São Sebastião. A iniciativa faz parte da programação do Março Mulher que, até 31 de março, irá promover momentos de lazer, interação e reflexão entre servidoras e referenciadas das unidades de assistência social de Vitória da Conquista, sobre o Dia Internacional da Mulher.
A atividade realizada em São Sebastião teve roda de conversa com o tema “A Mulher e Seus Desafios Diários”, dinâmicas de perguntas e respostas e entrega de brindes. Segundo a gerente do Cras Rural, Gleisse Cruz, o objetivo da ação foi provocar a reflexão a respeito das lutas e das conquistas femininas ao longo dos anos entre as usuárias. “Durante todo o mês, iremos realizar rodas de conversa levando nossas usuárias à reflexão dos desafios diários de ser mulher e a importância da informação para que seus direitos sejam garantidos. Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de mulheres dos territórios de abrangência do Cras Rural”, explicou a gerente.
- Gleisse Cruz
- Marilene Gomes
- Valdenice Prado
- Equipe do Cras Rural
Uma das participantes da ação foi Marilene de Oliveira. Para ela, participar de discussões sobre os direitos das mulheres no SCFV é essencial para fortalecer essas discussões entre as famílias. “É excepcional e muito importante. Nessas conversas, a gente aprende a ver a vida de uma maneira diferente. Eu queria que toda semana tivesse esse espaço para a gente debater sobre esse assunto”, afirmou a usuária.
A moradora de São Sebastião, Valdenice Prado, também relatou ter gostado da ação. “A gente está apreciando este momento. O contato com essas discussões nos ajuda a reconhecer o nosso valor. Muita gente fala que lugar da mulher é na cozinha e a gente tem aprendido que o lugar da mulher é onde ela quiser e isso deve ser respeitado”, concluiu Valdenice.
Até o final de março, o Cras Rural irá realizar rodas de conversa com a mesma temática nos territórios de José Gonçalves, Batuque, Caiçara, Inhobim, Bate-Pé e Baixão.