Na manhã desta quinta-feira (20), a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) realizou uma importante visita às mulheres das comunidades remanescentes de quilombos nos povoados de Lagoa de Melquíades e Amâncio, situados na Zona Rural de Vitória da Conquista. Nas duas localidades, a equipe da SMPM apresentou seus serviços e as ações planejadas para o mês dedicado às mulheres.

As participantes da ação fazem parte do grupo “Crioulas do Quilombo”, uma associação local que promove ajuda mútua entre as mulheres da região. Durante a visita, a SMPM realizou palestras informativas e momentos de interação, visando fortalecer o conhecimento sobre direitos e oportunidades. Através desta iniciativa, a secretaria pretende ampliar sua rede de apoio e o acesso a direitos a todas as mulheres.

Presente na atividade, a secretária de Políticas para as Mulheres, Viviane Ferreira, destacou a importância do encontro como um evento de troca de informações. “Foi um momento em que as mulheres residentes do quilombo puderam acessar informações sobre autonomia econômica e política, além de conhecer a rede de enfrentamento à violência. Elas também puderam expressar suas especificidades e dificuldades”, afirmou Viviane.

A coordenadora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Monique Cajaíba, acrescentou que esses encontros são essenciais para diagnosticar as necessidades da comunidade e orientar futuras ações. “Esses momentos são importantes e ricos para garantir os direitos de todas as mulheres conquistenses, incluindo as da Zona Rural”, ressaltou a coordenadora.

A moradora Jamile Guimarães expressou sua gratidão pela visita, enfatizando a relevância da presença do poder público, especialmente de representantes mulheres. “Foi muito importante vocês terem vindo aqui para trazer mais conhecimento. Saber dos direitos que temos por sermos quilombolas é fundamental para abrir mais oportunidades e colocar em prática o que aprendemos. Isso nos faz sentir que temos importância nas atividades que beneficiam as mulheres”, declarou Jamile.